17 testemunhas contra João de Deus morreram misteriosamente?
É verdade 17 pessoas que prestaram depoimento contra o médium João de Deus morreram de formas misteriosas em um período de 7 dias?
A notícia surgiu na web no começo da segunda quinzena de 2018. De acordo com a reportagem, coisas estranhas teriam ocorrido na delegacia onde João de Deus foi ouvido em seu depoimento contra acusações de assédio sexual.
O texto afirma que o ar condicionado da sala teria quebrado, um fio estourou e até o escrivão sofreu acidente a caminho da delegacia e quebrou o braço!
Além disso, diz a matéria bastante compartilhada também no Facebook, cerca de 17 testemunhas morreram sob circunstâncias estranhas (5 delas fora do País). Luiza Aparecida Nonato, Herminia Ferreira dos Santos e Jennifer Stephanie são alguns exemplos das pessoas que teriam morrido de causas naturais em um intervalo de 7 dias e logo após denunciarem João de Deus!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
No dia 17 de dezembro de 2018, o site Mixturando publicou a história das mortes “misteriosas” envolvendo testetemunhas do caso João de Deus, mesclando uma notícia real sobre “estranhos acontecimentos” (que não tem nada de paranormais, diga-se de passagem) durante o depoimento do médium João de Deus.
As partes reais da notícia são:
- O ar condicionado da sala da delegada onde estavam colhendo o depoimento quebrou;
- A delegada usou uma extensão para ligar o aparelho, mas o fio não aguentou e pegou fogo;
- Uma tecla do computador travou;
- O escrivão sofreu um acidente a caminho da delegacia e quebrou o braço;
A explicação para os casos de ar condicionado falhando e fios elétricos estourando é simples e triste: As condições das delegacias no Brasil estão péssimas!
Como exemplos, podemos citar um levantamento feito em 2016 pela Comissão do Sistema Prisional e pela Segurança Publica do CNMP mostrou que apenas 12% das delegacias da Polícia Civil Brasileiras possuem pessoal suficiente para investigações e uma falta de investimentos em manutenção.
Em Minas Gerais, 95% das delegacias não possuem a quantidade suficiente de servidores. E uma busca no YouTube por reportagens a respeito da situação das delegacias no Brasil e podemos ver que não se trata só de falta de pessoal, mas também de falta manutenção desses locais.
Além disso, o simples fato de se ligar um aparelho como um ar-condicionado em uma extensão pode causar sobreaquecimento nos fios…
Quanto à parte se referindo às 17 mortes (que o site Mixturando relata como sendo “cerca de 17 mortes”), não há nenhuma evidência de que isso tenha acontecido.
- Uma busca por “Herminia Ferreira dos Santos” não retorna nenhuma notícia a respeito dessa morte.
- A busca por “Luiza Aparecida Nonato” só retorna o próprio Mixturando.
- A busca pelo terceiro nome citado na “notícia” – a americana Jennifer Stephanie – também não retorna nada sobre morte de uma jovem com esse nome.
O site que primeiro espalhou essa história já apareceu aqui no E-farsas em outras ocasiões, com notícias que já mostramos serem falsas! Confira:
Um pastor jogou fiel no chão para cura-la, mas acabou deixando ela tetraplégica?
Pais dos meninos que se beijaram em “festa do Pabllo Vittar” vão ser presos?
Atualização 19/12/2018
No dia 19 de dezembro de 2018, a jornalista Mônica Bergamo afirmou no jornal Folha de São Paulo que uma das vítimas do médium havia cometido suicídio! Ainda estamos apurando a informação, uma vez que a reportagem não dá detalhes sobre o assunto.
Conclusão
A história afirmando que “cerca de” 17 testemunhas contra João de Deus morreram em um espaço de 7 dias é falsa!