Connect with us

E-farsas

35% da água desperdiçada do bebedouro volta para ser bebida de novo?

Falso

35% da água desperdiçada do bebedouro volta para ser bebida de novo?

É verdade que, para evitar desperdícios, a água não bebida dos bebedouros nas escolas caem no ralo e voltam ao fluxo para ser bebida novamente?

A história apareceu em várias páginas do Facebook e também foi bastante compartilhada através do WhatsApp no final de abril de 2017 e rapidamente se espalhou pela web. De acordo com o texto, dentro do bebedouro existe um sistema de retorno de água para evitar desperdícios que faz com que 35% da água que você não toma retorna ao fluxo e volta para sua boca!

Será que esse alerta é real?

Os bebedouros das escolas e faculdades possuem esse sistema?

Será que a gente bebe água suja?

Alerta diz que 35% da água desperdiçada nos bebedouros volta para a nossa boca! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Infelizmente, não conseguimos descobrir a origem dessa constatação e tampouco conseguimos entender como foi feita essa conta para se chegar aos 35%, mas temos uma certeza: A água que desce pelo ralo do bebedouro não consegue “entrar no fluxo” novamente!

O sistema dos bebedouros utiliza a força da água encanada (seja ela de rua ou vinda de uma caixa d’água) para fornecer aquele jato de água. Para que a água desperdiçada pudesse voltar para o reuso, o sistema precisaria de uma bomba para jogar o líquido para cima, o que não acontece.

Como podemos ver no vídeo abaixo, há somente um filtro entre a entrada de água e a saída na parte de cima do bebedouro:

 

Reaproveitamento de água dos bebedouros

Existem inúmeros projetos de reuso de água de bebedouro em andamento em diversas escolas e faculdades. Alguns projetos foram desenvolvidos pelos próprios alunos, como o desses alunos, em 2014.

Nesse outro projeto, de 2016 dos alunos de uma escola no Ceará, a água que seria desperdiçada é também reaproveitada.

Um projeto de 2015 de reuso da água que seria desperdiçada dos bebedouros da Faculdade de Juazeiro do Norte constatou que a economia mensal do sistema girou em torno de 7,5 metros cúbicos de água. O que, segundo o estudo, é o mesmo consumo médio de uma casa pequena.    

Perceba que em todos os projetos a água reaproveitada é filtrada e utilizada para a limpeza da escola e nas descargas dos banheiros das instituições e nunca para o consumo humano!

Conclusão

Não encontramos nenhuma prova de que a afirmação sobre o reuso da água do bebedouro seja real! Há muitos projetos de reuso de água dos bebedouros, mas não para consumo humano.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top