Política
7 notícias falsas que circularam sobre a Operação Lava Jato!
Por
Relembre conosco 7 fake news que circularam pela web a respeito da Operação Lava Jato, que resultou em mais de 190 prisões!
Como está muito bem explicado na Wikipedia, a Operação Lava Jato é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal do Brasil, que já cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina.
Iniciando-se em março de 2014, a Lava Jato passou por 41 fases operacionais, autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, considerada pela Polícia Federal como a maior investigação de corrupção da história do Brasil!
É claro que essa operação gerou assunto na internet e era de se imaginar que muitos boatos e notícias desencontradas a respeito iriam se espalhar através das redes sociais ao longo desses 3 anos. O E-farsas, como o veículo de fact check mais antigo em funcionamento no Brasil, não deixou passar as notícias falsas mais disseminadas em branco e descobriu a verdade sobre várias delas! Relembre conosco algumas delas:
1 – Tiririca foi citado na Operação Lava Jato?
Essa notícia falsa surgiu na web em março de 2016 e afirmava que o senador Delcídio do Amaral teria entregado o deputado federal Francisco Everardo, o Tiririca, em sua delação premiada.
A verdade é que Delcídio delatou mais de 70 nomes em seu depoimento, mas o Tiririca não estava nessa lista!
Mais detalhes aqui: http://www.e-farsas.com/tiririca-foi-citado-na-operacao-lava-jato.html
2 – Sergio Moro é funcionário fantasma da UFPR?
Essa apareceu nas redes sociais também em março de 2016 e afirmava que o juiz que está comandando a Operação Lava Jato estaria recebendo salário da UFPR sem nunca ter ido lá para dar aulas!
Na época, apuramos que o nome Sérgio Fernando Moro consta na lista de docentes da instituição. Moro é professor de Direito Penal e Processual Penal.
Saiba mais sobre esse boato, aqui: http://www.e-farsas.com/sergio-moro-e-professor-fantasma-da-ufpr.html
3 – Sérgio Moro, antes da fama, condenava os réus com sentenças criativas?
Surgida maio de 2017, essa fake news afirmava que o juiz Sérgio Moro tinha um histórico de sentenciar de forma criativa as pessoas condenadas por ele.
Uma mulher, por exemplo, que teria sido foi pega abandonando 5 gatos durante noite de inverno rigoroso teria recebido a sentença de passar uma noite inteira sem água e sem alimentos.,
A verdade é que as sentenças atribuídas ao juiz Sergio Moro são do doutor Michael Cicconetti, um juiz do Tribunal Municipal em Painesville, em Ohio (EUA)!
Saiba mais sobre isso clicando aqui: http://www.e-farsas.com/sergio-moro-antes-da-fama-condenava-os-reus-com-sentencas-criativas.html
4 – “Não temos provas, mas temos convicção de que Lula é culpado!”
A frase teria sido dita pelo procurador da Operação Lava-Jato Deltan Dallagnol ao apresentar denúncia contra o ex-presidente Lula, mas só que ele não disse isso!
Na verdade, um blog juntou duas frases separadas e ditas em trechos diferentes da apresentação dos procuradores Deltan Dallagnol e Henrique Pozzobon, tirando-as do contexto.
Entenda como se espalhou essa mentira aqui: http://www.e-farsas.com/procurador-da-lava-jato-disse-nao-temos-provas-mas-temos-conviccao.html
5 – Apresentadores do Jornal Nacional comemoram a prisão do Lula?
Essa imagem apareceu nas redes sociais em 2016 e mostra a dupla de apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, fazendo o sinal de “grades” com as mãos! Os textos que acompanham a fotografia diziam que que ambos estariam fazendo referência à ação da Polícia Federal e comemorando uma possível prisão de alguns dos principais políticos acusados na operação Lava Jato, dentre eles, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.
Acontece que a foto é real, mas ela foi tirada um ano antes e não tem nada a ver com a Operação Lava Jato.
Na época, o jornalismo da Rede Globo estava passando a dar maior importância para as redes sociais. O gesto feito pelos apresentadores com as mãos podem ser interpretados de várias formas, mas a intenção era a de simbolizar as hashtags usadas nas redes sociais para demarcar algum assunto (as hashtags são precedidas pelo símbolo “#”).
Saiba mais sobre esse boato aqui: http://www.e-farsas.com/apresentadores-do-jornal-nacional-comemoram-prisao-do-lula.html
6 – Aécio Neves aparece em foto negociando com Sergio Moro?
A fotografia circula em diversas páginas do Facebook desde dezembro de 2015 e mostra o senador Aécio Neves negociando com o juiz que comanda as investigações da operação Lava Jato.
Só que a foto é falsa! A fotografia original é de outubro de 2012 e foi tirada por Edson Dias, para a FolhaPress, quando o Eduardo Campos e Aécio Neves visitaram a cidade mineira de Uberaba em apoio ao deputado estadual Antônio Lerin, que estava concorrendo à prefeitura naquele ano.
Veja como foi feita essa montagem aqui: http://www.e-farsas.com/foto-mostra-aecio-neves-negociando-com-sergio-moro-sera.html
7 – Lula foi preso em segredo pela Polícia Federal?
Dentre vários boatos sobre uma possível prisão do ex-presidente Lula, essa se destacou em setembro de 2015. De acordo com o texto, um veículo de comunicação teria deixado vazar a informação de que o ex-presidente Lula teria sido preso em sua casa em São Bernardo do Campo-SP, em segredo!
Os policiais, segundo a fake news, estariam cumprindo um mandato expedido como resultado das investigações da 19ª fase da Operação Lava Jato.
Lula não teria resistido à prisão e pediu apenas para não ser algemado para preservar a sua imagem.
A verdade é que a notícia foi uma invenção de um blog humorístico que foi copiada por diversos outros sites e blogs!
Nesse link mostramos onde descobrimos a foto original e como foi feita essa montagem: http://www.e-farsas.com/lula-e-preso-em-segredo-pela-policia-federal.html
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!