Connect with us

E-farsas

9 prefeitos do Reino Unido são muçulmanos e a religião vai tomar conta do país?

Conspirações

9 prefeitos do Reino Unido são muçulmanos e a religião vai tomar conta do país?

9 prefeitos do Reino Unido são muçulmanos e a religião vai tomar conta do país?

Texto afirma que 9 dos prefeitos do Reino Unido são muçulmanos e que a religião vai comandar todo o país e o mundo em pouco tempo! Será verdade?

O artigo publicado em diversas páginas do Facebook seria um alerta para o crescimento da ocupação dos muçulmanos no Reino Unido e apresenta diversos dados para comprovar as afirmações.

Segundo o que diz no texto, 9 prefeitos muçulmanos foram eleitos na Inglaterra, além de mais de 3.000 mesquitas foram abertas no país!

Será que essas informações são verdadeiras ou falsas?

Os muçulmanos vão dominar a Inglaterra? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Vamos tentar apurar cada um dos principais trechos do alerta:

“Prefeito de Londres … MUÇULMANO”

Verdade! Sadiq Khan foi eleito prefeito de Londres em 2016. É o primeiro prefeito muçulmano no Reino Unido e agora representa uma boa parcela da população londrina, que tem 1 muçulmano a cada 8 moradores da cidade!

“Prefeito de Birmingham … MUÇULMANO”

Falso! Birmingham é um distrito que pertence ao condado de West Midlands e seu prefeito se chama Andy Street. Uma curiosidade sobre Andy é que ele é o primeiro prefeito gay do Reino Unido eleito diretamente!

“Prefeito de Leeds … MUÇULMANO”

Falso! A cidade de Leeds pertence ao condado de West Yorkshire e sua “prefeitura” funciona através de um grupo de 99 conselheiros chamado Leeds City Council. A líder do Conselho Municipal de Leeds (desde maio de 2015) é Judith Blake. Nas reportagens a respeito de Blake – que é a primeira mulher a ocupar esse cargo em Leeds – não há nenhuma afirmação sobre a sua religião!

“Prefeito de Blackburn … MUÇULMANO”

Falso! Em maio de 2018, o Conselho de Darwen elegeu a conselheira Pat McFall. Não encontramos nenhuma afirmação de que ela seja muçulmana.

“Prefeito de Sheffield … MUÇULMANO”

Verdade! Magid Magid é um ex-refugiado negro e muçulmano e filho de somalis. Foi eleito em 2018.

Magid Magid foi eleito Senhor Prefeito de Sheffield em 2018! (foto: Reprodução)

“Prefeito de Oxford .. MUÇULMANO”

Falso! Em 2018, Colin Cook foi eleito Senhor Prefeito de Oxford. Ele não é muçulmano!

“Prefeito de Luton …. MUÇULMANO”

Verdade! A conselheira Naseem Ayub nasceu e cresceu na cidade e foi eleita a primeira mulher muçulmana de Luton:

“Prefeito de Oldham … MUÇULMANO”

Verdade! O prefeito de Oldham eleito em 2018 é o conselheiro Javid Iqbal.

“Prefeito de Rochdale …. MUÇULMANO”

Verdade! O prefeito de Rochdale eleito em 2018 é Mohammed Zaman.

Resultado: Dos 9 prefeitos listados no texto, 5 são muçulmanos. A desinformação não é recente e surgiu em 2017, em inglês. Na época, apenas 2 muçulmanos haviam sido prefeitos:

Versão original, em inglês, surgida em 2017

Representatividade muçulmana na política

O jornal Muslim News lista os conselheiros muçulmanos de condados do Reino Unido:

Reprodução/Muslim News

Nesse outro levantamento, o Muslim News apurou que 45 vereadores muçulmanos foram eleitos no Reino Unido, sendo 24 na Inglaterra, 9 na Escócia e 12 no País de Gales, constituindo 0,9% dos 4.851 vereadores eleitos em 2018.

“Mais de 3.000 mesquitas muçulmanas”

Esse número é muito incerto e difícil de se confirmar! Um relatório não oficial feito pelo site Muslim in Britain afirma que no Reino Unido e Irlanda, “existem atualmente cerca 2.864 locais listados”. No entanto, “cerca de 1.850 são mesquitas, salas de oração e locais compartilhados” e o restante dos estabelecimentos é incerto.

Em outra lista, disponibilizada pelo Governo, o numero de mesquitas também é inferior a 3.000. O site British Religion explica que, como não há obrigação do registro das mesquitas no país, é difícil chegar a um número final (que, segundo eles, chega a 1.300).

“Mais de 130 tribunais muçulmanos da Sharia – Mais de 50 Conselhos Muçulmanos da Sharia”

Conforme explicado pelo site de língua inglesa Full Fact, não há diferença entre um conselho da Sharia e um tribunal da Sharia. Da mesma forma que acontece com as mesquitas, não há números definitivos sobre quantos tribunais existem no Reino Unido.

“Muçulmanos somente áreas proibidas em todo o Reino Unido”

Nesse parágrafo, podemos perceber que o texto parece ter sido traduzido ao pé da letra de outro idioma, pois não faz sentido. Mas vamos ter a boa vontade de traduzir o texto original, em inglês, que diz que existem áreas proibidas para muçulmanos no Reino Unido. Essa informação não procede!

A “confusão” surgiu em 2016, quando o Governo húngaro lançou um panfleto sugerindo áreas proibidas para muçulmanos e sugeriu que toda a Europa e Reino Unido aderissem ao manifesto. Não encontramos nenhuma notícia que valide a afirmação de que existam áreas proibidas naquele país e até encontramos declarações do Ministério das Relações Exteriores negando o assunto.

Panfleto lançado pelo Governo Húngaro!

O restante das afirmações presentes nesse texto que se espalhou através do Facebook foram refutadas nesse excelente artigo do Full Fact, de 2017.

“Todas as escolas do Reino Unido estão servindo apenas a carne HALAL”

Falso! De acordo com o Departamento de Educação da Inglaterra, os School governors são os responsáveis pela provisão do alimento para as escolas e não há nenhuma orientação específica sobre alimentação de carne halal para os estudantes.

Em junho de 2018, uma escola em Oxfordshire foi chamada de “ditadora” após decidir servir somente carne halal. Depois de muitas críticas, a escola voltou atrás na decisão. Em 2017, algumas escolas cristãs foram acusadas de servir carne halal – preparada de acordo com a lei islâmica – a seus alunos sem o conhecimento deles.   

Conclusão

O texto que foi compartilhado em dezembro de 2018 no Facebook é uma tradução de uma corrente de língua inglesa surgida um ano antes e mistura dados reais com algumas inverdades para enganar os leitores e ajudar a disseminar o ódio na web!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top