Esporte
Rússia desiste da Copa de 2018 e Brasil é favorito para sediar!
É verdade que a Rússia desistiu de sediar a Copa do Mundo em 2018 e o Brasil virou o favorito para receber o evento novamente?
A notícia apareceu nas redes sociais no final de julho de 2014. Uma imagem que parece ser um recorte de jornal mostrando a seguinte manchete:
“Rússia desiste de realizar a Copa do Mundo de 2018 e Brasil é favorito para sediar”
O pedaço do jornal foi compartilhado milhares de vezes pelas redes sociais e muita gente ficou na dúvida se aquilo era verdade mesmo!
Somente na fanpage Desimpedidos, por exemplo, a postagem com a reprodução da manchete teve mais de 16mil compartilhamentos e foi curtida mais de 50mil vezes!
Será que essa manchete é real?
Verdadeiro ou falso?
O recorte de jornal é real, mas a notícia é falsa!
Em primeiro lugar, a Rússia teria mesmo sugerido negar o convite para sediar a Copa do Mundo no país, mas – de acordo com essa matéria do Lancenet – isso foi em 2010 e a Rússia teria desistido da Copa de 2022.
Em várias matérias publicadas em diversos jornais, podemos ver que os amigos russos já estão adiantados com relação às obras de infra-estrutura que servirão para a Copa de 2018.
Confusão
De acordo com a edição do dia 27 de julho de 2014 do Jornal o Globo, o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão), Wolfgang Niersbach, sugeriu à FIFA que a Copa do Mundo de 2018 fosse realizada na Alemanha. Niersbach alegou que a tensão política entre Rússia e Ucrânia e os conflitos no Leste europeu poderiam colocar o evento em risco se for feito na Rússia. No entanto, no dia seguinte ao pedido dos alemães, a FIFA se pronunciou, afirmando que a Copa de 2018 será realizada entre os russos, mesmo!
O recorte do Jornal Cinform
Após toda a confusão causada pelo recorte de jornal que se espalhou pela web, o Jornal Cinform se pronunciou sobre a manchete atribuída a ele. No dia 04 de agosto de 2014, o jornal explicou em seu perfil do Twitter que a manchete era falsa e fazia parte de um anuncio publicitário:
Falsa capa do Cinform pegou leitores de surpresa na última segunda, 28. Na realidade, era uma campanha publicitária. pic.twitter.com/GLHWHjoTvg
— JORNAL CINFORM (@CINFORM) 4 agosto 2014
Conclusão
A notícia era apenas uma campanha publicitária, que foi retirada do contexto e se espalhou pela web. Tudo indica que a Copa de 2018 será mesmo realizada na Rússia. De qualquer maneira, a probabilidade do Brasil receber duas copas seguidas é nula!