Falso
Noiva do Cordeiro: Comunidade mineira só de mulheres! Será?
Notícia afirma que a comunidade de Noiva do Cordeiro, em Belo Vale, possui mais de 600 mulheres a procura de marido! Será que isso é verdade?
A descoberta da comunidade incomum em Minas Gerais foi notícia no mundo todo por causa uma característica peculiar: Segundo publicado em diversos sites e em blogs de notícia – como no britânico Metro, em Noiva do Cordeiro vivem cerca de 600 mulheres (só mulheres) com idades entre 20 e 35 anos de idade e todas estão a procura de rapazes para casamento!
Será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
Apesar de ter sido publicado em diversos sites sérios, o artigo fala de uma notícia falsa!
Tudo começou no dia 27 de agosto, quando alguns jornais de língua inglesa desenterraram um artigo publicado em 2009 na revista Marie Claire. De acordo com a BBC (que resolveu buscar a verdade sobre Noiva do Cordeiro), houve um erro na tradução do texto e essa falha acabou sendo espalhada em diversos outros veículos de comunicação no mundo todo!
O site holandês Spits, por exemplo, mostrou uma foto em sua reportagem/boato várias nádegas, dizendo que as bundas brasileiras estão à espera dos homens para um relacionamento sério.
A verdade sobre a Comunidade
Segundo apurou a BBC, Noiva do Cordeiro tem aproximadamente 300 moradores divididos entre homens e mulheres de todas as idades, mas o boato que se espalhou dizia que lá havia cerca de 600 moças, doidas para casar.
Quem desmentiu a farsa foi Rosalee Fernandes, moradora do local desde a infância. Ela foi uma das moças que supostamente teriam sido entrevistadas pelos jornais Daily Mail e o Metro, e por sites como o Huffington Post.
“Com certeza não tem campanha nenhuma. Não dei entrevista. Colocar a gente nessa situação é um absurdo.”, disse a moça à BBC.
Fotos usadas nas reportagens
As fotos usadas nas reportagens falsas, mostrando as mulheres de Noiva do Cordeiro em poses e trajes provocantes, foram copiadas do Facebook da Comunidade pelos “repórteres”. As imagens foram feitas durante uma festa à fantasia promovida numa cooperativa local e as moças estavam caracterizadas.
Aliás, basta uma olhada nas diversas fotos publicadas na fanpage de Noiva do Cordeiro para notarmos que existem, sim, homens morando por lá!
A comunidade Noiva do Cordeiro ficou conhecida por causa da cooperativa criada pelas mulheres de lá, que se reuniram para tentar melhorar a vida dos moradores locais. A iniciativa foi retratada no documentário “NoivaS do Cordeiro”, de Alfredo Alves e produzido pela GNT.
Conclusão
A notícia é falsa! A comunidade mineira de Noiva do Cordeiro não é composta apenas por mulheres que estão a procura de marido. Tudo não passou de uma tradução errada feita por algum jornal inglês que acabou se espalhando e se transformando em mais um boato da web!