Acidentes
Acidente com água no micro-ondas! Verdade ou farsa?
Alerta que circula pelas redes sociais chama a atenção para o cuidado que se deve ter ao manusear água aquecida no forno de micro-ondas. Mas será que isso é verdade?
O texto apareceu no Facebook na primeira semana de setembro de 2014, mas é bem mais antigo que isso. De acordo com o alerta, uma pessoa teria se ferido gravemente ao tirar uma xícara de água fervida no aparelho, ficando com feridas de 1º e 2º graus.
A água aquecida, segundo o alerta, teria explodido no rosto do filho do autor do aviso, pois o liquido esquenta muito rápido e, ao contato com a temperatura ambiente, acaba fervendo e espirrando na vítima.
O alerta aconselha que ao se esquentar água no micro-ondas é aconselhável deixar um pedaço de madeira (palito de dente, por exemplo) dentro do recipiente para ajudar a dissipar o calor do líquido e evitar explosões!
Ao final, o alerta ainda pede para ser repassado ao maior numero de pessoas, mas será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
Apesar do texto possuir varias características de um boato virtual, o risco de acidentes com água aquecida em micro-ondas é raríssimo, mas pode acontecer de verdade!
O texto que fala do filho de uma pessoa que se queimou (5 dias atrás) ao esquentar uma xícara de água para preparar um café instantâneo circula desde fevereiro de 2009 em inglês e apareceu em português naquele mesmo ano. Em nenhuma das muitas versões dessa história aparece o nome, alguma foto ou algum documento que comprove sua veracidade, nascendo uma das mais antigas lendas urbanas da web!
Aqui no Brasil, não encontramos casos comprovados de pessoas que tenham se queimado por causa de explosão como foi narrado no alerta, mas é possível que aconteça.
O site do professor norte-americano de ciências Steve Splangler explica em um artigo que em alguns casos quando a água é aquecida em forno de micro-ondas, suas moléculas se agitam tão rápido que não dá tempo do liquido gerar vapor e dissipar o calor. Este fenômeno se chama superaquecimento e ocorre quando a água passa de seu ponto de ebulição e a energia fica toda acumulada, até que um simples esbarrão cause o aparecimento das bolhas e aí ocorre a explosão.
O cientista sugere que colocar uma vara de agitação de madeira ou algo não metálico na água pode ajudar a dissipar a energia e esperar o liquido esfriar um pouco, antes de tira-lo do forno.
O site The Kitchn explica que perigo é menor ao utilizarmos copos usados, pois os copos já usados provavelmente possuem micro-arranhões que criam uma superfície irregular, onde bolhas de vapor de água vai se formar. Segundo o site, o sobreaquecimento terá mais chances de acontecer se a água for esquentada no microondas por um tempo muito longo (a mais do que o normal para aquecer a água, que é de 2 a 3 minutos).
Em um episódio do programa MythBusters (Caçadores de Mitos, aqui no Brasil) foi testado se realmente a água explode quando superaquecida no micro-ondas. Os apresentadores esquentaram um pouco d’água no aparelho e colocaram um torrão de açúcar no liquido sobreaquecido! A resposta explosiva está no vídeo abaixo:
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/1_OXM4mr_i0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]
Mais informações sobre o funcionamento do micro-ondas podem ser lidas no site Efeito Joule!
Já falamos aqui no E-farsas sobre um boato do suposto perigo em consumir alimentos aquecidos em forno de micro-ondas. Vale a pena a leitura, clicando aqui!
Conclusão
O fato narrado pelo texto que circula pela web não é novo e provavelmente não aconteceu de verdade, mas cuidado nunca é demais para se evitar acidentes domésticos. A explosão da água superaquecida no forno de micro-ondas, embora rara, pode ocorrer em situações específicas.
Sugestão do leitor e amigo do E-farsas, Vitor “Sir Pepper Sea”, através do nosso Twitter!