Falso
China inaugurou calçadas próprias para quem usa celular?
Fotos mostram que o Governo chinês teria criado vias especiais para que usuários de smartphones possam caminhar sem tropeçar! Será que isso é verdade?
A notícia apareceu no final da primeira quinzena de setembro de 2014. De acordo com a manchete – que foi publicada em inúmeros sites e blogs de notícias -, a cidade de Chongqing teria colocado uma sinalização na calçada que dividiu o caminho para os pedestres em duas partes. Um dos lados foi destinado para quem está utilizando o aparelho de celular enquanto caminha, e o outro, é reservado para quem não usa o smartphone.
A ideia, segundo afirmado na notícia, seria a de evitar acidentes entre os pedestres, que agora não correm mais o risco de tropeços ou de esbarrões enquanto ficam com os olhos fixos na pequena tela de seus celulares!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
Muitos sites sérios de notícias publicaram o fato inusitado e as fotos da calçada especial sem questionar a veracidade da situação. Abaixo podemos ver algumas reproduções de jornais online que noticiaram a iniciativa da prefeitura de Chongqing:
O Planeta Bizarro, do Portal G1, publicou a notícia no dia 15 de setembro:
No mesmo dia, o UOL Notícias também deu a manchete:
O jornal baiano Correio 24 Horas – que também possui uma versão impressa – falou da inauguração da calçada especial, mas não quis se comprometer e disse que a reportagem foi feita “com informações do britânico The Telegraph”:
Se tantos jornais confirmaram, então é verdade?
Negativo! Grande parte das publicações se originaram da mesma fonte: Um site de notícias chinês famoso chamado NewsQQ.
O interessante é que poucos jornalistas tiveram um pouco paciência em tentar descobrir um pouco mais sobre o assunto e ficou por isso mesmo.
No entanto, nem tudo está perdido! Alguns profissionais resolveram levar o trabalho mais a sério e descobriram que a notícia é, em parte, falsa!
O site QZ, dentre outros, descobriu que a tal calçada existe mesmo, mas são apenas 50 metros de uma pequena rua em um parque temático localizado na cidade. Os organizadores do Parque Yangren Jie (洋人街), também conhecido como Foreigner Street, explicam que o local é aberto todos e os visitantes podem passear por lá todos os dias de graça.
Em entrevista à CNN, um porta-voz dos administradores do parque disse que a ideia de criar a calçada especial para usuários de smartphones foi inspirada em uma experiência feita por um programa de TV em Washington DC (EUA).
Em julho de 2014, o canal de TV da National Geographic fez algumas sinalizações em uma calçada no centro da cidade, avisando aos pedestres que ali havia locais definidos para quem quisesse caminhar e mexer nos smartphone ao mesmo tempo!
Conclusão
O Governo chinês não inaugurou nenhuma calçada especial para quem usa smartphones. Um parque temático pintou 50 metros de uma de suas calçadas e criou diversas placas de sinalização apenas para atrair mais visitantes. A ideia deu certo, mas enganou muita gente!