Acidentes
Criança morre com o carregador do celular na boca?
É verdade que uma criança de 2 anos de idade morreu eletrocutada em Cícero Dias (BA), depois de colocar o fio de um carregador de celular na boca?
A notícia apareceu na última semana de outubro de 2014, em diversos sites e blogs se espalhou através das redes sociais como o Facebook e o WhatsApp. De acordo com o texto, uma criança de apenas 2 anos de idade teria morrido depois de levar um forte choque ao colocar na boca um fio de carregador de celular.
O bebê, segundo informações, teria sido eletrocutado porque a mãe teria esquecido o carregador ligado na tomada.
O alerta vem acompanhado de uma foto borrada e quadriculada, mas que dá a entender que trata-se de uma criança ensanguentada, deitada em uma cama.
Será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
É sempre bom tomar o máximo de cuidado com crianças próximas à qualquer tipo de aparelho elétrico. Basta um simples descuido para que um acidente ocorra!
No entanto, apesar de acidentes acontecerem com frequencia, essa história que circula por aí possui várias características de um boato digital:
- Não é datada (afirma que o acidente teria ocorrido no dia 25, mas não fala de qual mês)
- Não cita nenhum nome
- Não cita fontes
- Usa imagens chocantes para atrair mais leitores
- Possui um tom alarmista
- Pede para ser repassada
Logo no primeiro parágrafo, o autor do boato diz:
“Essa tragédia aconteceu na cidade de Cícero Dantas -BA, na manhã deste sábado (25), uma menina de 2 aninhos, morreu após levar choque elétrico.”
Essa é o único trecho da “notícia” que cita um nome. No caso, o autor jura que a morte da criança teria ocorrido na cidade de Cícero Dantas, na Bahia. Só que não há nenhum jornal local que confirme essa fatalidade.
Sabendo como jornais sensacionalistas adoram uma tragédia, uma morte terrível como essa seria um prato cheio…
A reportagem do Jornal Entre Rios entrou em contato com a delegacia de Cícero Dantas e apurou que não houve nenhum caso semelhante na região, mas quem quiser conferir mesmo assim, pode tentar nesses telefones:
- Polícia Civil de Cicero Dantas: (75) 3278-2639
- Polícia Militar de Cicero Dantas: (75) 3278-5796
- Hospital de Cicero Dantas: (75) 3278-2248
- IML que atende a região: (75) 3271-3698
Outras versões
Além dessa, foram espalhadas outras versões desse mesmo boato, como essa que diz que a criança teria 3 anos (mas não diz onde a morte teria ocorrido). Outras versões dizem que o choque fatal teria ocorrido em outras cidades (como em Planaltina de Goiás ou no interior de São Paulo). E há ainda a versão que afirma que a pobre criança teria 6 anos quando teve a infeliz ideia de colocar o fio do carregador na boca (não colocaremos os links aqui por se tratarem de imagens muito fortes. Imagens essas que não tem nada a ver com o boato!).
A maioria dos blogs que publicaram a respeito desse boato citaram como fonte o BlogBraga, que, por sua vez, não explica de onde ele tirou tal notícia.
É possível tomar um choque com o carregador?
Os carregadores de bateria de aparelhos celulares operam a uma tensão de aproximadamente 4 volts e, apesar de já ter acontecido algumas vezes, dificilmente ocorrem acidentes relacionados ao uso desse acessório.
A foto que “ilustra” a matéria
Mas se a história do acidente com da criança eletrocutada com o carregador de celular é falsa, como explicar a foto que foi usada na matéria?
A criança da foto foi morta, na verdade, em uma cidade de Amazonas, e não foi por eletrocussão. A mãe da menina de 4 anos degolou a filha e, logo em seguida, tentou se suicidar! O fato ocorreu no dia 21 de outubro de 2014, em Lábreas (AM). Alguém pegou a foto da garota morta e resolveu espalhar como se tivesse a ver com o boato do bebê eletrocutado.
Conclusão
A notícia é falsa! Não houve nenhuma morte de criança por eletrocussão através de fio de carregador de celular. Todavia, continue tomando cuidado com fios elétricos se tiver criança pequena em casa!