Acidentes
Os boatos mais populares de 2014 – Parte 3 (Março)
Relembre os maiores boatos que circularam pela web em 2014. Separamos agora algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas em março!
Em 2014, a quantidade de boatos eletrônicos que pesquisamos e publicamos aqui no E-farsas foi muito superior à dos anos anteriores, mas alguns se destacaram por causa da repercussão que causaram. Teve boato que chegou a enganar até jornais sérios…
Relembre conosco os melhores de março de 2014:
Cientistas britânicos clonam dinossauro?
A notícia tomou conta das redes sociais em março de 2014! Cientistas da Universidade John Moore de Liverpool teriam conseguido clonar um bebê de dinossauro a partir do DNA de fósseis preservados de Apatosaurus.
A reportagem ainda mostrava uma foto do animal, que teria sido gerado em um útero de uma avestruz!
A verdade é que tudo não passou de uma brincadeira criada por um site de humor de língua inglesa chamado News Hound! A foto usada no boato é a de um bebê canguru!
Kim Jong-un impôs seu próprio corte de cabelo aos norte-coreanos?
Essa enganou um monte de jornalista, hein? A manchete afirmava que o 3° Líder Superior da Coreia do Norte, Kim Jong-un, teria imposto o seu próprio corte de cabelo a toda a população masculina do país. Com essa medida, todos os homens de lá teriam que deixar os cabelos raspados nos lados da cabeça e espetados em cima iguais aos do ditador.
A verdade era que, ao contrário do que vários veículos de comunicação afirmavam, não houve nenhuma lei implementada por Kim Joung-un obrigando seu povo a ter o cabelo igual ao seu! Você leu a verdade antes de todo mundo aqui no E-farsas!
Mais de 5 mil sobrenomes poderão pedir cidadania na Espanha?
Segunda quinzena de março de 2014 surgiu o boato afirmando que o Governo da Espanha teria aprovado uma lei que daria aos descendentes de judeus sefarditas, originários de Portugal e Espanha, a cidadania espanhola. Um dos critérios considerados para o benefício seria o sobrenome da pessoa. Ao todo, de acordo com a notícia, cerca de 5 mil sobrenomes poderiam ser contemplados.
O portal de notícias Terra (entre outros portais de notícia) até chegou a publicar uma lista com todos os sobrenomes que poderiam requerer a nacionalidade espanhola.
A verdade é que o Governo da Espanha desmentiu rapidamente o boato no dia 24 de março de 2014 ao jornal de língua espanhola 20 Minutos e explicou que o documento que circula pela web não é oficial (portanto, não possui nenhum valor). O Portal Terra tratou de se corrigir rapidamente, antes que alguém perceba que eles comeram bola em mais essa!
Jovem infecta mais de 300 homens com vírus da AIDS por vingança!
Uma jovem de 19 anos, estudante da Universidade Karabak, em Naruku (Quênia), teria descoberto que havia sido contaminada com o vírus da AIDS e, como vingança, teria transado e infectado 324 homens (de dezembro de 2013 a fevereiro do ano seguinte) com o HIV. Sua meta, segundo o artigo, seria a de contaminar 2000 homens!
A verdade é que a página que havia inventado esse boato acabou se desculpando e explicou que era tudo mentira! A moça citada não existe!
Ministra Maria do Rosário se confunde e fala em controle remoto!
Um recorte de jornal, que começou a se espalhar pela web em março, dizia que a Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos Maria do Rosário teria afirmado, quando indagada por um repórter sobre o homicídio de um produtor de TV homossexual, que quem comete crimes contra gays merece a pena de morte. Quando o repórter lembrou a ministra que os assassinos eram menores de idade, Maria do Rosário teria ficado envergonhada com a gafe cometida e, para disfarçar, teria fingido estar falando ao celular. Só que o celular era, na verdade, o controle remoto de um ar-condicionado.
O trecho do jornal com a falha da ministra foi compartilhado milhares de vezes e até o deputado Jair Bolsonaro publicou a matéria em seu perfil da rede social como se fosse real!
A verdade é que a notícia foi inventada pelo humorista Joselito Muller, mas muita gente acreditou!
Será que engolir sêmen ajuda a prevenir câncer?
O texto afirmava que pesquisadores da North Carolina State University (nos Estados Unidos) teriam comprovado que as mulheres que praticam regularmente o sexo oral teriam 40% menos chances de desenvolver vários tipos de câncer. Helena Shifteer, diretora do grupo de cientistas que realizaram o estudo sobre os efeitos do sêmen, teria afirmado em entrevista que ela própria sempre engole o esperma de seu marido e que o método deve ser praticado pelo menos duas vezes por semana.
A verdade é que, apesar do artigo ter aparecido em março de 2014, ele surgiu na internet em 2003, da cabeça de um estudante da North Carolina State University chamado Brandon Williamson. No dia seguinte, o aluno publicou outra nota, explicando que aquilo tudo que havia sido postado foi apenas para fins de entretenimento e refez o artigo, dessa vez, sem o logotipo da CNN. Só que já era tarde demais. Muitos outros sites já começaram a espalhar a notícia e o boato já havia fugido das mãos de seu criador.
Aos 13 anos, filho do dono da Friboi namora mulher de 30! Será?
As imagens mostravam um jovem garoto aos abraços e beijos com uma moça aparentando ser bem mais velha que ele. O texto que acompanha as fotos afirmava que o menino tem apenas 13 anos e seria filho do dono da Friboi, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil.
A verdade é que o jovem rapaz não é filho do “dono” da Friboi e o boato parece ter surgido em um fórum de games, se espalhando rapidamente e a nossa explicação sobre o assunto fez com que o E-farsas tivesse a maior visitação de sua história em um único dia!
Hoverboard do filme De Volta Para o Futuro II virou realidade?
No dia 03 de março de 2014, uma empresa norte-americana chamada HUVr publicou dois vídeos que fizeram enorme sucesso no YouTube. Em menos de 24 horas, ambos os filmes alcançaram mais de 900.000 visualizações!
Nos vídeos podemos ver o próximo lançamento da empresa: Um tipo de skate que não possui rodas. Um hoverboard claramente inspirado no skate do segundo filme Back to The Future. De acordo com o que foi mostrado, o aparelho parecia flutuar mesmo!
A verdade é que essa história era uma brincadeira feita pelo site humorístico Funny or Die! Depois dos vídeos alcançarem mais de 9 milhões de visualizações em apenas 3 dias, o grupo de humor apresentou um vídeo onde o ator Christopher Lloyd pede desculpas, numa clara demonstração de sua capacidade de atuação – com uma mistura de comédia com drama!
- Veja os boatos mais populares de janeiro clicando aqui!
- Veja os boatos mais populares de fevereiro clicando aqui!
- Veja os boatos mais populares de abril clicando aqui!
- Veja os boatos mais populares de maio clicando aqui!
- Veja os boatos mais populares de junho clicando aqui!
- Veja os boatos mais populares do segundo semestre de 2014 clicando aqui!
Conclusão
Essa foi apenas algumas das farsas que pesquisamos aqui no E-farsas em março de 2014. Esperamos que você tenha gostado! Aguarde que faremos um resumão com a restrospectiva de todos os meses de 2014!