Acidentes
Mulher morre engasgada com o sêmen do amante! Será?
Será verdadeira a notícia da mulher que acabou morrendo depois de se engasgar com o sêmen do amante em um motel no Rio Grande do Norte?
A notícia apareceu na primeira semana de janeiro de 2015, sendo publicada em diversos sites de notícias, como o Diário SP. De acordo com a reportagem, a mulher estaria no final de uma relação sexual e a asfixia teria ocorrido durante a prática oral.
Ao ver a mulher engasgada, o amante teria ligado para os funcionários do motel e para o marido da vítima, mas o socorro não conseguiu salva-la. O marido da vítima pensou que fosse um trote e encerrou a ligação. Em seguida, recebeu uma nova chamada dos funcionários do motel, que confirmaram o caso.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
A notícia é tão curiosa que parece ser mentira, né? E é isso mesmo que ela é: Falsa!
Uma rápida analisada no texto já nos dá evidências de que se trata de um boato virtual:
- Não é datada
- Não cita nomes
- Não dá maiores detalhes do ocorrido
- Cita nomes de instituições de respeito para conseguir mais credibilidade
- Trata de um assunto que atraia o maior numero de leitores
Copia e Cola
Quando o fato teria ocorrido? A reportagem do Diário SP diz que a morte teria ocorrido no último dia 28, mas não diz de qual mês ou de qual ano. Dessa forma, o boato poderá circular novamente daqui uns anos e quem a ler poderá achar que se trata de alguma notícia fresca.
No entanto, podemos notar que o Diário SP – para não se comprometer – cita como fonte o site de notícias Cabo Frio Agora, que publicou a matéria no dia 31 de dezembro de 2014. Claro que tanto o Diário SP quanto o Cabo Frio Agora sequer deram uma checada na origem dessa notícia…
O Cabo Frio Agora também não quis se comprometer e citou como fonte outra matéria que foi publicada em junho de 2011, no blog de notícias O Jornal Net.
Origem do boato
Uma busca mais detalhada e encontramos a origem do boato. Tudo começou com uma postagem no blog humorístico G17. No próprio rodapé do G17 há um aviso de que nada do que é publicado lá deve ser levado à sério, mas muita gente acaba espalhando essas brincadeiras como se fossem reais.
O G17 já foi o responsável por inúmeros boatos eletrônicos que já se espalharam pela web como, por exemplo, a falsa história da população revoltada que teria amarrado um político em um poste ou do funcionário da Casa da Moeda que teria sido demitido depois de mandar imprimir cédulas com a inscrição “Goku seja louvado”.
A foto usada na matéria
A imagem usada para ilustrar a matéria, que mostra uma viatura do IML em frente a um motel, não tem nada a ver com esse boato. Trata-se de um fato ocorrido em julho de 2012, em Manaus (AM). De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, José Afonso Filho, um senhor de 57 anos de idade, morreu depois de abusar do uso do Viagra – remédio usado no tratamento da disfunção erétil!
Boato semelhante
Essa notícia falsa pode ter sido inspirada em outro boato que já pesquisamos aqui no E-farsas em agosto de 2010. Na época, surgiu a história de uma atriz pornô russa que teria morrido após se engasgar com o sêmen do ator com o qual ela estaria contracenando. Claro que tudo não passou de mais uma farsa da web que, igualmente, enganou muito jornalista preguiçoso!
Atualização 05/01/2015
O Diário SP, ao perceber que caiu numa pegadinha da web, fez o que a maioria dos jornais online faz: Simplesmente tirou a matéria do ar, sem dar nenhuma explicação ao leitor!
Conclusão
Essa notícia da esposa infiel que teria morrido engasgada com o sêmen do amante em um motel é falsa! O acontecimento surgiu em um blog humorístico há 3 anos e, em 2014, reapareceu como se fosse real!
Sugestão do leitor e amigo do E-farsas, Marcos Godoi.