Connect with us

E-farsas

Escritório na Suécia implantou microchip em todos seus funcionários?

Conspirações

Escritório na Suécia implantou microchip em todos seus funcionários?

Será verdade que uma empresa sueca está obrigando a implantação de microchip sob a pele da mão de todos os seus 700 funcionários?

A notícia apareceu na web brasileira no dia 02 de fevereiro de 2014 e afirmava que um novo prédio de escritórios inaugurado na Suécia só aceitará a entrada de funcionários que possuírem um microchip de identificação implantados sob a pele da mão direita!

Seria que isso dará início à obrigatoriedade do uso de microchip que muitos temem?

A manchete foi infinitamente reproduzida em diversos sites e blogs, além de aparecer em diversos fóruns especializados em teorias da conspiração, mas a dúvida ainda permanece no ar: Será que essa notícia é real?

Empresa sueca obriga a todos os seus 700 funcionários o uso de um microchip na mão! Será verdade? (foto: Reprodução/Wikipedia)

Empresa sueca obriga a todos os seus 700 funcionários o uso de um microchip na mão! Será verdade? (foto: Reprodução/Wikipedia)

Verdadeiro ou falso?

O uso obrigatório de microchips sob a pele é uma lenda antiga que sempre volta a circular na internet desde sempre. Já mostramos aqui no E-farsas diversos boatos envolvendo a implantação obrigatória desses microdispositivos nos humanos, como a tal da Mondex (em 2008) ou a falsa notícia que dizia que todos os bebês europeus seriam “chipados” em 2013.

O sucesso da disseminação desses boatos se deve ao fato de que muitos atribuem o microchip à Marca da Besta, mencionada na Bíblia, mas não é bem por aí…

Antes de prosseguirmos, vale lembrar que o microchip usado para identificação existe mesmo e funciona por meio de radiofrequencia RFID, mas não há nenhum plano mundial para que os governos forcem a população a utiliza-lo (até mesmo porque existem outras formas menos invasivas de se identificar o cidadão)!

No caso dessa notícia sobre a empresa da Suécia que estaria obrigando seus 700 funcionários, podemos afirmar que houve um exagero na história!

A maioria dos sites brasileiros se baseou em um artigo publicado no dia 29 de janeiro de 2015 no site da rede de notícias BBC. No entanto, como podemos ler na reportagem, ninguém está obrigado a usar o dispositivo.

Rory Cellan-Jones, correspondente de tecnologia da BBC, foi até o Epicenter – um novo prédio de escritórios que abrigará jovens empresas de tecnologia (startups) no centro de Estocolmo – para conhecer esse novo sistema, implantando o microchip em sua mão (o microchip foi implantado por um tatuador que é amigo de um gerente de tecnologia de um dos escritórios do prédio):

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/M2AMlFF6EHg” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Rony explica que o sistema é utilizado para abrir portas (sem a necessidade da digitação de senhas) e para operar máquinas de xerox e cafeterias, mas que é muito incômodo ter que ficar contorcendo a mão toda hora que for usar o dispositivo!

Hannes Sjoblad – o entrevistado – é um defensor da implantação do microchip sob a pele “antes que alguma empresa ou o Governo obrigue” (notaram uma conotação conspiracionista aqui?). Sjoblad está testando seu sistema em alguns dispositivos do prédio e espera que a moda pegue, o que parece não estar acontecendo (até o mês de dezembro, apenas 8 funcionários aderiram ao sistema).

Ideia antiga

A ideia de usar um dispositivo de radiofrequencia sob a pele para substituir o cartão de crédito ou uma chave não é nova! A própria BBC fez um artigo semelhante em 2004, quando o produtor Simon Morton foi à Barcelona (a serviço da BBC) para ter um microchip implantado sob a sua pele. Na época, o produtor musical foi testar um serviço “revolucionário” que garantia entrada VIP em algumas boates da cidade, além da compra de bebidas sem o uso de cartão de crédito. Parece que o invento não se popularizou, visto que temos outras maneiras de sermos identificados, como a impressão digital, por exemplo e – além disso – o processo de implantação do chip é um pouco doloroso e incômodo!

A foto usada na matéria

A imagem usada para ilustrar a materia na maioria dos sites brasileiros é, na verdade, de 2005 e não tem nada a ver com a reportagem da BBC de dezembro 2014. A foto de uma mão com uma pequena marca avermelhada é da Wikipedia e foi cedida por Amal Graafstra, um empresario que tenta há anos popularizar o uso dos microchips (fabricados pela sua empresa) sob a pele. Já falamos sobre Amal Graafstra aqui no E-farsas!

Conclusão

A notícia é um pouco exagerada! Há uma empresa implementando o uso de microchips de RFID em seu escritório, na Suécia, mas nenhum funcionário está obrigado a usar o dispositivo! Não se preocupe, você não será obrigado a usar essa “Marca da Besta” (ainda).

Sugestão do leitor e amigo do E-farsas Riomar Bruno, através do nosso grupo no Facebook!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top