Falso
Foto mostra homem com dedo no nariz!
Será possível enfiar o dedo no nariz tão profundamente a ponto de atravessar o rosto e sair no olho?
Essa imagem circula há vários anos pela internet e mostra um senhor enfiando o dedo no nariz com tanta força que este acaba saindo pelo olho.
Isso é uma montagem e que teve como objetivo ser engraçada.
A Rinotilexomania é o nome dado às pessoas que vivem enfiando o dedo no nariz para retirar a "caquinha" que há lá dentro.
De acordo com a Wikipedia: "Rinotilexomania ou Rinotilexia (do Grego rino "nariz" + tilexis "hábito de tirar, extrair") é o hábito de colocar o dedo no nariz para extrair muco e/ou corpos estranhos ou também para ajustar a posição de objetos como jóias, por exemplo. Este é um hábito extremamente comum e algumas pesquisam indicam que, em média, pessoas de todo o mundo praticam o ato cerca de 4 vezes ao dia.
A membrana mucosa do nariz produz, constantemente, um muco que uma vez seco, causa uma sensação de irritação que leva à compulsão em praticar o ato rinotiléxico.
Esse ato compulsivo pode ser considerado transtorno mental ou comportamental. A rinotilexomania pode acarretar uma série de riscos à saúde e, por isso, os médicos recomendam que não seja praticado e que ao invés disso as pessoas usem lenços. Os riscos incluem infecção e sagramentos nasais (em 25% das pessoas rinotiléxicas) e em casos raros pode causar perfuração do septo nasal (etmoidectomia auto-induzida).
No entanto, a rinotilexia não afeta o olfato, uma vez que a cavidade nasal onde se encontram os nervos do olfato estão localizados em tal profundidade que não podem ser alcançados."
Talvez seja possível se enfiar o dedo através da narina até saltar pela orbita ocular, mas não é o caso dessa imagem. Analisando a foto podemos afirmar que ela foi forjada da seguinte maneira:
– Foram tiradas duas fotos na mesma posição. Uma com o dedo esticado e outra com o dedo encolhido;
– Na imagem que estava com o dedo esticado foi colado parte do rosto;
– Depois, foram feitos apenas alguns retoques digitais e pronto. Um dedo atravessando a narina.
Note na imagem abaixo, que ao alterarmos o contraste e o brilho da fotografia, dá para se notar onde foram feitas as colagens. Perceba a diferença de cores ao redor da barba do cidadão:
Veja também que há uma sombra muito artficial no dedo, abaixo do nariz:
Encontramos outra imagem na internet de uma montagem semelhante, só que o resultado final ficou um pouco inferior. Mas isso é bom, pois servirá pra ilustrar nossa pesquisa:
Ai, ai! Dá pra notar a montagem? Repare mo nariz!
Abaixo, mais uma montagem no mesmo estilo:
Tosquera!
Pra finalizar, encontramos uma montagem da montagem: