Falso
Bolsonaro apresentou projeto que separa sangue doado por homossexuais?
É verdadeira a notícia afirmando que o deputado Jair Bolsonaro apresentou um Projeto de Lei para separar o sangue doado por homossexuais dos demais?
A manchete apareceu na web em março de 2015 e logo se espalhou pelas redes sociais. Segundo a reportagem, o deputado pelo PR do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro, apresentou uma proposta à Câmara dos Deputados que visa possibilitar às pessoas que necessitarem de transfusão de sangue escolher se desejam receber apenas sangue doado por heterossexuais.
A justificativa do projeto, de acordo com a manchete, seria a de que homossexuais correm maio risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Será que isso é verdade? Existe mesmo esse Projeto de Lei?
Verdadeiro ou falso?
Jair Bolsonaro é um político famoso por sua postura, digamos, controversa a respeito diversos assuntos como a homossexualidade, por exemplo. Sendo acusado de racista, homofóbico, sexista e machista, grande parte de suas declarações à imprensa são polêmicas e beiram ao ridículo em alguns momentos. Seus ideais criaram uma legião de desafetos, bem como também de admiradores (visto que ele foi o deputado mais votado no estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2014).
Só que, dentre tantas besteiras proferidas por esse senhor, a ideia do Projeto de Lei nunca passou disso: Apenas mais uma besteira (que nem ele mesmo sabe se saiu de sua boca).
Para começar, é preciso explicar que o boato foi publicado em 2015 no Portal Metrópole, no final do mês de fevereiro. Já mostramos aqui no E-farsas algumas vezes que o Metrópole não se preocupa em verificar a autenticidade das matérias que irá publicar e posta várias notícias falsas como, por exemplo, aquele boato do professor que teria enviado um carta em apoio aos nazistas e recebeu um “não” por ser latino.
Além da falta de credibilidade do portal e apesar da notícia afirmar que o deputado irá apresentar o Projeto de Lei (em breve), basta uma rápida busca na web para descobrirmos que desde 2011 esse rumor já se espalhava na grande rede.
A publicação mais antiga que encontramos sobre isso foi feita em julho de 2011 em um blog chamado MixBrasil, voltado para o público GLSBT. Como a notícia não é datada, voltou a ser republicada diversas vezes em muitas outras épocas, como no finado Orkut, por exemplo! Também podemos ver o mesmo texto reaparecendo em 2013, como nesse blog e em vários outros!
Nada encontrado
Para termos certeza que não há nenhum Projeto de Lei que visa a separação o sangue doado por homossexuais, fizemos também uma busca no site da Câmara dos Deputados e não encontramos nenhuma linha referente a essa ideia entre os 765 projetos enviados pelo deputado Jair Bolsonaro.
Também não encontramos em nenhum dos discursos feitos pelo deputado na Câmara nada a respeito de doação de sangue!
Em seu site, o deputado também não faz nenhuma afirmação a respeito.
Em entrevista ao jornal carioca O Dia, Bolsonaro disse não se recordar de ter feito tais afirmações, mas garantiu ser favorável à ideia.
Conclusão
A notícia é falsa e circula desde 2011! Jair Bolsonaro, apesar de ser favorável à ideia, não enviou nenhum Projeto de Lei à Câmara dos Deputados a respeito da separação do sangue doado por homossexuais!