Conspirações
Um Major da 2ª Guerra recusou receber medalha de Dilma?
É verdade que um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira teria recusado receber uma medalha da presidente Dilma em comemoração aos 70 anos do fim da Guerra?
A notícia apareceu nas redes sociais na segunda semana de maio de 2015 e afirma que o major Antenor Silveira Guedes, de 93 anos, teria sido convidado pelo Governo Brasileiro para participar de um evento em homenagem aos soldados que estiveram na Europa na Segunda Guerra Mundial.
Segundo o artigo, o militar teria recusado o convite e a medalha – que iria ser entregue pela presidente Dilma – por não aceitar o Governo atual.
Algumas publicações a respeito feitas no Facebook, como por exemplo na fanpage Que Absurdo, alcançaram mais de 30.000 compartilhamentos!
A notícia vem acompanhada da foto abaixo e cita como fonte o jornal O Globo:
Será que isso é verdade?
Apesar da notícia citar o jornal O Globo como fonte (para conquistar mais credibilidade), uma busca pelo site do referido jornal não cita nada a respeito. Encontramos uma reportagem do dia 08 de maio de 2015 sobre uma cerimônia curta feita pelo Governo para homenagear os pracinhas que participaram da Segunda Guerra, mas nada referente ao major Antenor Silveira Guedes.
Segundo o jornal o Globo, Dilma entregou medalhas da Ordem Nacional do Mérito aos seguintes pracinhas:
- tenente-coronel Nestor da Silva, do Exército Brasileiro;
- major João Rodrigues Filho, da Força Aérea Brasileira;
- capitão de Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil e segundo tenente Melchisedech Afonso de Carvalho;
A fotografia é de outro militar
A fotografia usada para “ilustrar” o boato não é de um brasileiro. O militar que aparece sentado no sofá nessa fotografia é o britânico Claude Choules, o último veterano conhecido da Primeira Guerra Mundial!
Choules morreu no dia 4 de maio de 2011, na Austrália aos 110 anos de idade!
Não encontramos a origem desse boato, mas essa notícia falsa ganhou força após uma publicação em um site colaborativo sob o domínio da rede de notícias CNN. No dia 11 de maio de 2015, o usuário do iReport, Mack2308, publicou um artigo nessa plataforma e muita gente acabou repassando isso adiante como se fosse real.
O iReport é um serviço oferecido pela CNN como uma iniciativa que permite que pessoas de todo o mundo possam contribuir imagens e vídeo das últimas notícias locais. A maioria dos factoides publicados passam por uma verificação, o que não ocorreu com esse boato, que ainda não foi verificado.
Conclusão
Notícia falsa! Não houve nenhum major se recusando a receber homenagens do Governo Brasileiro. A foto usada no boato é de um britânico que morreu no dia 04 de maio e nada tem a ver com a “notícia”.