Correntes
O Facebook vai proibir mensagens religiosas a pedido dos ateus?
Texto afirma que a rede social irá bloquear a publicação de mensagens e imagens religiosas depois de sofrer pressões por parte de grupos ateístas! Será?
A mensagem se espalhou pelo Facebook na primeira semana de julho de 2015 e alerta aos usuários daquela rede social que, após uma reunião a portas fechadas com os acionistas na terça-feira, os executivos do Facebook teriam criado um conjunto de novas regras que, após serem implementadas ainda este ano, irão proibir que os usuários publiquem mensagens e imagens relacionadas à religião.
De acordo com a notícia, serão excluídas da rede social de Mark Zuckerberg todas as páginas e grupos com temas religiosos. Além disso, todas os usuários que publicarem postagens com esse teor também serão banidos do Facebook.
As novas regras anti-religião, segundo o que a notícia afirma, teriam surgido após várias ondas de protestos de grupos ateus e agnósticos, que afirmam todo conteúdo religioso criado pelos usuários é ofensivo para eles.
Será que isso é verdade mesmo?
Verdadeiro ou falso?
Apesar da tal notícia ter se espalhado através das redes sociais em julho de 2015, esse boato é um pouco mais antigo do que isso e, como todo bom rumor, sempre volta a circular.
Note que o texto afirma que a suposta reunião entre os executivos do Facebook teria ocorrido “na terça-feira”, mas não diz em qual mês (ou ano isso teria ocorrido). Também é dito no alerta que as “novas leis” do Facebook entrariam em vigor “ainda esse ano” e, igualmente, não é mencionado em que ano.
Uma busca pela web e podemos perceber que esse boato é uma versão de outra farsa que já circula desde março de 2014. Na época, se espalharam pelo “Feice” duas mensagens atribuídas ao fundador da rede social, Mark Zuckerberg, alertando que “em breve” o Facebook iria proibir mensagens religiosas e palavrões:
Os textos, mesmo cheios de erros ortográficos (o nome do fundador do Facebook, por exemplo, está escrito de forma errada), enganou muita gente que ficou preocupada em não poder mais se “expressar livremente” na sua rede social preferida. Claro, era tudo “brincadeirinha” de algum(uns) desocupado(s).
Em janeiro de 2015, o site satírico de língua inlgesa National Report publicou uma nova versão dessa brincadeira, acrescentando que a proibição de postagens com conteúdo religioso teria partido de grupos ateístas e agnósticos que se sentiam ofendidos com as publicações religiosas no Facebook. Uma crítica bem-humorada aos religiosos que “se sentem ofendidos” com publicações ateístas e agnósticos nas redes sociais!
Em seu site, o National Report se define como:
“Uma publicação na web de sátira política, que pode ou não pode usar nomes reais, muitas vezes de forma semirreais ou fictícios em sua maioria. Todos os artigos contidos Relatório Nacional são ficção, e notícias supostamente falsas. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.”
Já pesquisamos aqui no E-farsas outras notícias humorísticas inventadas pelo National Report como a que dizia que cientistas do Texas iriam usar criminosos presos para testes de medicamentos, por exemplo.
Alguns blogs caíram nessa
Alguns sites que publicaram a notícia como se fosse real acabaram deletando o post após descobrirem que aquilo se tratava de uma brincadeira. A sorte nossa é que a internet nunca esquece:
Conclusão
A notícia afirmando que o Facebook irá bloquear mensagens de conteúdo religioso é apenas uma brincadeira criada por um site humorístico norte-americano. Em algum momento, alguém traduziu a notícia falsa para o português e a espalhou nas redes sociais aqui no Brasil!