Tecnologia
Bolinha toca xilofone de madeira na floresta! Será?
Vídeo mostra um imenso xilofone de madeira sendo tocado no meio de uma floresta apenas com uma bolinha maciça! Será verdade?
O vídeo não é novo, mas voltou a aparecer na timeline do Facebook no final de julho de 2015. Nele, podemos ver uma bolinha rolando sobre uma enorme fileira de pequenos pedaços de madeira, e a queda da esfera acaba criando a sequência de notas musicais da Cantata 147 “Jesus Alegria dos Homens”, de Bach.
A execução do instrumento é tão bem feita que muitos leitores do E-farsas entraram em contato conosco querendo saber: Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?
Assista ao xilofone “natural” em ação logo abaixo e descubra a verdade conosco:
與大自然融合的音樂 – 鍾意請廣傳/Please SHARE<與大自然融合的音樂> – 鍾意請廣傳/Please SHARE//Great Music with Nice Great Nature!//最為動聽!Source: Ruben Mandolini#nature #music #art #garden #happypeople“The best way to cheer yourself is to try to cheer someone else up” – Mark Twain
Posted by 開心快活人 on Sexta, 24 de julho de 2015
Verdadeiro ou falso?
O vídeo é verdadeiro e foi produzido em 2011 por Morihiro Harano, diretor de criação da agência de publicidade japonesa Drill Inc. O filme é, na verdade, um comercial do Touch Wood SH-08C, um aparelho smartphone coberto com madeira colhida de árvores das florestas do Japão.
Em entrevista ao jornal New York Times, Morihiro Harano explica que não houve nenhum efeito de computação gráfica ou qualquer outro efeito especial no comercial. Foi tudo feito a mão!
Segundo o site especializado em propagandas AdWeek, o maior desafio foi talhar as 413 barras de madeira para alcançar não apenas o tom certo, mas o angulo correto para a bola rolar.
A música de Bach foi a escolhida por possuir muitas notas semelhantes e todas terem quase a mesma duração. Além disso, não é necessário se pagar pelos direitos autorais da canção, o que ajudou muito no orçamento limitado.
Os produtores também explicaram que todos os sons no local são reais, exceto o nível de som de água do córrego da montanha, que estava um pouco alto.
O vídeo completo é esse:
Conclusão
O vídeo é de 2011 e não possui nenhum ajuda de computação gráfica segundo os seus criadores e é, na verdade, uma propaganda de um aparelho de celular japonês!