Cinema / TV
Ana Hickmann é uma piloto russa?
A apresentadora e modelo Ana Hickmann é, na verdade, uma piloto russa que comandou um ataque aéreo contra o Estado Islâmico?
No dia 11 de outubro de 2015, uma matéria publicada em inglês em vários sites mostra uma mulher muito parecida com a modelo Ana Hickmann na frente de um avião e segurando um capacete. O texto da reportagem afirma que a bela moça seria a capitã russa Balislava, uma piloto russa que teria comandado ataques aéreos contra o Estado Islâmico.
A matéria diz também que que a linda Balislava teria mostrado aos muçulmanos que as mulheres são fortes e que “é irônico que eles foram arrasados por uma mulher”!
Será que os ataques ao Estado Islâmico foram coordenados por uma mulher?
Será que a mulher em questão é mesmo a Ana Hickmann ou seria uma sósia russa?
Verdade ou farsa?
A notícia é falsa e surgiu no site israelita Jewsnews em uma publicação feita no dia 10 de outubro de 2015 e logo se espalhou em diversos outros sites. Logo de cara podemos ver que a belíssima capitã Balislava é, na verdade, a modelo brasileira Ana Hickmann. O JewsNews pegou uma foto da moça antiga, de 2005 e juntou com a história falsa da “piloto gata”!
A foto original foi tirada em 2005, na cidade paulista de Pirassununga, quando a gaúcha Ana Hickmann foi escolhida a madrinha da Academia da Força Aérea Brasileira. Abaixo, outra foto da mesma ocasião:
Erro recorrente
Essa não foi a primeira vez que a imagem da apresentadora vestida de piloto foi usada indevidamente. Em 2010, a agência de notícias chinesa Xinhua publicou uma lista com as mulheres militares mais lindas do mundo e, erroneamente, incluiu essa mesma fotografia de Ana Hickmann.
Infelizmente, a lista chinesa não está mais no ar, mas podemos ver uma versão dessa mesma “derrapada jornalística” no BuzzFeed!
Conclusão
A bela capitã Balislava, a piloto russa que teria coordenado ataques ao Estado Islâmico, não existe! A foto da brasileira Ana Hickmann é de 2005 e foi usada indevidamente em uma publicação falsa de um site israense que logo se espalhou pela web.