Conspirações
Aviso racista colado na entrada do McDonalds
Um aviso colado na entrada de uma lanchonete do McDonald’s avisando que a rede passaria a cobrar US $ 1,50 a mais de cada cliente afro-americano causou enorme polêmica na web!
Em junho de 2011, a foto abaixo começou a circular pela web. Nela, um aviso que dizia o seguinte:
ATENÇÃO:
Como medida de segurança devido em parte a uma recente série de roubos, clientes afro-americanos estão obrigados a pagar uma taxa adicional de US $ 1,50 por cada compra.
Obrigado por sua cooperação,
McDonald’s Corporation
(800) 225-5532
Será que a foto (extremamente racista, por sinal!) é real?
Ainda bem que não! A foto é real, mas a história é falsa!
Como podemos notar na imagem, a tal placa foi colada pelo lado de fora do vidro. É muito fácil algum engraçadinho colar alguma coisa no vidro de qualquer estabelecimento, fotografar a “gracinha” e sair correndo!
O número escrito na placa é do SAC da KFC (Kentucky Fried Chicken), que é concorrente do McDonald’s. Certamente, alguém fez uma brincadeira e usou o numero da outra empresa no trote.
Poucas horas depois que a imagem começou a pipocar pela rede, o McDonald´s postou uma mensagem em seu Twitter, afirmando que a foto é uma farsa e que a diversidade é cultuada na empresa dos dois lados do balcão.
Numa época em que tudo que é feito na web é monitorado por todos, a rede de fast-foods também se apressou em publicar uma declaração no Mashable.com sobre o assunto. No texto a empresa condena novamente o racismo.
A origem da foto
Pelo que pudemos averiguar, essa imagem não é tão recente assim! Encontramos postagens em blogs com a foto em junho de 2010, como podemos ver nesse blog especializado em tirar um sarro do McDonald’s: http://mcserved.com/?paged=16
Antes disso, a foto já passeava pela web em fóruns de imagens como o 4chan.
Por que essa foto só foi “bombar” na web apenas em junho de 2011, não sabemos!