Animais
Banhistas mataram um bebê golfinho para tirar selfies?
Notícias afirmam que um grupo de banhistas retirou um filhote de golfinho do mar apenas para tirar selfies e acabou deixando o bicho morrer! Será?
O fato teria ocorrido na primeira quinzena de fevereiro de 2016. De acordo com informações espalhadas na web, banhistas de uma praia de Santa Teresita – em Buenos Aires – teriam encontrado um filhote de golfinho próximo à praia e correram para capturá-lo.
Após uma série de fotos, o pessoal teria deixado o bebê golfinho na praia, já morto!
O assunto tomou conta das redes sociais no dia 18 de fevereiro de 2016, quando muita gente ficou revoltada com a atitude dessas pessoas que, supostamente, teriam tirado um filhote de um animal raro de seu habitat natural para deixa-lo morrer fora água!
Será que essa notícia é real? Será mesmo que esses argentinos teriam feito essa maldade com o pobre animal?
Verdadeiro ou falso?
A ONG Vida Silvestre soltou uma nota lamentando o incidente e disse que pelo menos um dos dois golfinhos havia sido morto na praia naquele dia e disse que é lastimável o triste fato tenha ocorrido com um animal raro como aquele. No entanto, a ONG Mundo Marinho – que atendeu ao chamado dessa ocorrência – disse em um comunicado que não sabe se o animal (o golfinho, no caso) já estava morto quando foi tirado da água pelos banhistas ou se ele morreu de desidratação, após a sessão de selfies, e que centenas de animais morrem todos os anos nas praias argentinas!
Na ocasião, dois golfinhos apareceram nessa praia e um deles escapou com vida!
Origens
O jornal Clarín aponta o site de língua espanhola Infozona como o criador do boato. No dia 16 de fevereiro de 2016, o Infozona publicou uma matéria afirmando que os banhistas haviam tirado o golfinho vivo do mar apenas para tirar fotos e acabaram deixando ele morrer. Mesmo não apresentando nenhuma prova (além de algumas fotos), o artigo desse site acabou se espalhando rapidamente!
A verdade (ou parte dela) veio à tona
Dias depois de várias fotos do ocorrido terem se espalhado pela web, um turista chamado Hernán Coria deu entrevistas a vários veículos explicando que o filhote já estava morto ao ser resgatado pelos presentes na praia. No vídeo feito por ele podemos ver que o golfinho parece já estar desfalecido quando foi pego por um homem (perceba que no vídeo podemos ouvir algumas pessoas falando que o mamífero já estava morto e que o bicho não se debate e tampouco tenta fugir dos humanos):
https://www.youtube.com/watch?v=RlQFaVVYyG4
Hérnan também explicou ao jornal Telefe que estava muito quente na ocasião e que havia muitos outros animais mortos na costa argentina. O fato teria ocorrido no dia 10 de fevereiro e os banhistas estavam correndo, segundo ele, com o filhote no colo para tentar salva-lo!
Conclusão
Não está bem claro sobre o que realmente ocorreu com esses pobres animais (estamos falando dos golfinhos), mas é certo que os banhistas (pelo menos, os que aparecem no vídeo) estão claramente tentando salvar o bicho, que aparenta não estar saudável quando foi pego na água!
*Com a colaboração dos membros do nosso grupo no Facebook!