Falso
Tatuador japonês faz tatuagem ofensiva em brasileiro?
Será verdadeira a história do turista brasileiro que pagou por uma tatuagem com a frase “Deus Todo-Poderoso” e acabou levando uma escrita “Estrangeiro Idiota”?
O fato apareceu no Facebook no dia 22 de fevereiro de 2016 e mostra uma postagem que teria sido feita por um brasileiro voltando de uma viagem do Japão com uma tatuagem feita naquele país, como lembrança.
No texto publicado no Facebook, o rapaz conta que pediu para que o tatuador escrevesse a frase “Deus Todo-Poderoso”, mas ficou chocado ao descobrir que, na verdade, o profissional japonês escreveu “Estrangeiro Idiota” na pele do brasileiro!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
A postagem foi feita inicialmente nessa conta do Facebook e foi compartilhada mais de 4 mil vezes, além de conseguir mais de 17 mil curtidas em poucas horas! Rapidamente, a publicação se espalhou por meio de publicações em inúmeros sites e blogs.
No entanto, a duvida ficou no ar: Será que essa história é verdadeira ou falsa?
A primeira coisa que verificamos, nesse caso, foi que os caracteres mostrados na foto significam mesmo “baka gaijin” (estrangeiro idiota):
Essa é a única parte da história que podemos comprovar. Quanto à parte que diz que o rapaz teria acabado de voltar do Japão com essa tatuagem no corpo, é pouco provável que isso seja verdade.
A foto de uma pele tatuada não é recente! Podemos encontrar essa mesma imagem circulando em publicações feitas em blogs em 2012, como nessa do Fale em Japonês ou nessa postagem de um site japonês.
Escavando ainda mais a internet, é possível encontrar postagens dessa mesma fotografia feitas em 2007, como nesse blog ou em mais antigas ainda, como podemos ver aqui nesse fórum!
A foto dessa tatuagem é um detalhe do ombro desse sujeito aí dessa fotografia abaixo, de 2005:
Essa tatuagem ficou tão famosa há alguns anos que tem até camiseta com esses dizeres à venda em lojas online:
Conclusão
A fotografia da tatuagem usada na postagem mostra mesmo a frase “Estrangeiro Idiota”, mas ela é de 2005! História falsa!
*Com a colaboração de Roberto Takata, Marcelo Guaxinim e Mika