Falso
Homem ficou com câncer de olho por usar celular à noite?
É verdade que um homem de 40 anos de idade foi diagnosticado com câncer de olho após ficar usando o aparelho de celular à noite?
A notícia surgiu na web na segunda quinzena da março de 2016 e afirma que um homem teria ido ao médico após ter notado que estava perdendo a visão.
Após alguns exames, o paciente teria sido diagnosticado com câncer nos olhos e a causa principal dessa doença teria sido o uso prolongado do smartphone à noite.
A explicação, segundo o que se espalhou em diversos sites e blogs, é que estudos científicos teriam comprovado que a luz verde da tela do celular afeta nossa visão e que acaba por resultar na morte das células da retina do ser humano.
Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Abaixo, uma foto do homem que estaria servindo de alerta para os usuários de smartphone:
Verdadeiro ou falso?
A primeira coisa que chama a atenção na notícia é a falta de detalhes que ajudem a comprovar a veracidade dessa história. Por exemplo:
- Qual é o nome do homem?
- Quando o fato teria ocorrido?
- Onde o fato teria ocorrido?
Infelizmente, só temos como “prova” a foto de um rapaz com os olhos vermelhos!
Os sites e blogs que publicaram essa notícia em português citam como fonte o blog de língua inglesa Health Advisor Group que, por sua vez, cita como fonte um blog chamado The Collective Intelligence e esse blog (como era de se esperar) também não dá nenhuma prova de que isso teria ocorrido mesmo e cita como fonte o blog Hair Styles9 que não prova nada!
Além disso, a foto do homem com os olhos vermelhos foi publicada em 2013 em um site chinês que explicou que o rapaz da fotografia estava com conjuntivite (nada relacionado ao uso de smartphone à noite).
Não encontramos nenhum estudo que comprove que o uso de smartphone à noite esteja ligado ao câncer de olho. No entanto, estudos feitos pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, em 2014, mostraram que ler livros digitais e/ou consumir conteúdo antes de dormir pode prejudicar o sono e, por isso, ter efeitos negativos sobre a saúde.
De acordo com a BBC, a pesquisa constatou que as pessoas que haviam lido livros digitais demoravam mais para pegar no sono, além de terem um sono de pior qualidade – o que as faziam se sentir mais cansadas ao acordarem na manhã seguinte.
Conclusão
A foto que mostra um homem com os olhos vermelhos nada tem a ver com câncer de olho por uso prolongado de smartphone à noite! O sujeito estava com uma conjuntivite, em 2013!