Falso
Estudo revelou que miojo é pior pra saúde do que maconha?
É verdade que um estudo feito nos Estados Unidos provou que o consumo de maconha é menos prejudicial do que o de macarrão instantâneo?
A notícia apareceu na web no final de junho de 2016 e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, um estudo de 3 meses de duração coordenado por James Hukc teria concluído que o consumo de macarrão instantâneo (o famoso “miojo”) causa mais “retardamento mental” do que fumar maconha!
Os pesquisadores, segundo o que afirma a manchete, teriam acompanhado 50 pessoas que consumiam ‘a erva verde’ todos os dias e outras 50, que comiam miojo com a mesma frequência.
Após 3 meses, o estudo teria revelado que o grupo da cannabis teve uma queda na produtividade cerebral de 2%, enquanto que o grupo do macarrão instantâneo teve uma queda de 12%!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Todos os sites e blogs que publicaram esse estudo citam como fonte o Portal Atualizado (já conhecido aqui no E-farsas por inventar inúmeras notícias que se provaram falsas) e esse site não cita nenhuma fonte!
- Quando o estudo foi conduzido?
- Onde o estudo foi feito?
- Onde estão os links com os artigos científicos?
Uma busca por “James Hukc” só nos retorna textos de sites e blogs que apenas copiaram essa mesma matéria. Não encontramos nenhum estudo assinado por James Hukc!
Macarrão Instantâneo faz mal
Numa pesquisa realizada na Coreia do Sul em 2014, a equipe do doutorando da Universidade de Harvard, Hyun Shin, analisou cerca de 11 mil pessoas com idades entre 19 e 64 anos e constatou que as mulheres que comiam mais miojo tinham maiores chances de desenvolverem “síndrome metabólica”, com aumento da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.
Maconha faz mal à saúde
Da mesma forma, inúmeros estudos mostram que o consumo de maconha também traz sérios à saúde como esquizofrenia e problemas no pulmão!
Conclusão
Não encontramos nenhum estudo que comprove que o macarrão instantâneo é mais prejudicial para a saúde do que o cigarro de maconha!