Esporte
Chefe da equipe olímpica alemã levou um choque em tomada de 3 pinos?
É verdade que o principal dirigente da delegação alemã para a Rio 2016, Hanz Shadenfreude, levou um choque na Vila Olímpica ao tentar ligar seu computador?
A notícia apareceu nas redes sociais no final de julho de 2016 e afirma que Hanz Shadenfreude, chefe da equipe alemã, teria levado um choque ao tentar utilizar as tomadas brasileiras de 3 pinos e teria afirmado: “Quem foi o imbecil que inventou isso?”
Shadenfreude teria dito ainda aos jornalistas que teve que comprar vários adaptadores pra conseguir encaixar seus equipamentos nas nossas tomadas!
O artigo, que foi amplamente compartilhado, ainda diz que não havia nenhum eletricista disponível para reparar o estrago, na Vila Olímpica.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Em primeiro lugar, uma busca por “Hanz Shadenfreude” só nos retorna sites e blogs que apenas copiaram esse mesmo texto. O Google sugere buscas por “Hans Shadenfreude” (Hans com “S”), mas os resultados nada tem a ver com a equipe olímpica da Alemanha!
Como foi muito bem observado pelo nosso leitor e amigo Luis Carlos Fugolin, o termo “Schadenfreude” é uma palavra derivada do alemão, onde “Schaden” significa “dano” e “Freude” significa “alegria”. Em resumo, essa é uma palavra usada para explicar aquele prazer que muitas pessoas tem quando veem outras pessoas com problemas. É aquela vontade de rir das vítimas de videocassetadas na TV!
Além disso, o homem que aparece na foto que ilustra a “notícia” é o produtor musical norteamericano Phil Spector. Em 2009, Spector foi condenado à prisão pela morte da atriz Lana Clarckson.
Origens
Essa e-farsa surgiu no blog humorístico Escândalo Hoje, especializado em criar notícias falsas com humor. O slogan do blog é “Um Jornal Sem Compromisso Com a Verdade”.
Foi do Escândalo Hoje a notícia – que já desmentimos aqui no E-farsas – afirmando que o Facebook iria lançar o botão “Tchau Querida” em homenagem ao impeachment de Dilma Rousseff!
Problemas na Vila Olímpica
Mesmo essa notícia não sendo verdadeira, a imprensa alemã listou uma série de problemas considerados como “dramáticos” na Vila Olímpica! Vasos sanitários quebrados, vazamentos, fiação à vista, escadarias sem iluminação e pisos sujos são algumas das questões levantadas pela delegação alemã. Nenhum relato de choque elétrico!
Conclusão
Não houve nenhum acidente elétrico envolvendo o chefe da delegação olímpica alemã! A notícia surgiu em um blog humorístico!