Crimes
A polícia fechou laboratório clandestino de Coca-Cola no Brasil?
É verdade que a Polícia interditou uma fábrica clandestina do refrigerante Coca-Cola em Manaus? Descubra a verdade aqui no E-farsas!
A notícia apareceu nas redes sociais no final do mês de setembro de 2016 e afirma que policiais teriam descoberto e fechado um laboratório clandestino em Manaus (AM) e que essa bebida (que, segundo o texto, tem até água de bateria na sua composição) estaria sendo distribuída pelo Brasil inteiro.
Nas fotos que acompanham a reportagem podemos ver o que parece ser um galpão com péssimas condições de higiene, cheio de garrafas de Coca-Cola. Algumas ainda sem o rótulo…
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
As fotos são reais, mas a história é falsa!
Uma rápida busca pela web e é possível notar que essas mesmas fotografias já circularam por aí há tempos como se a tal fábrica tivesse sido descoberta em diversas outras cidades brasileiras: São Luís (MA), Guarulhos (SP), Manaus (AM) etc… Além de encontrarmos outras versões afirmando que o fato teria ocorrido na Índia e em outros países!
Afinal, quando o fato teria ocorrido? Isso o texto não diz!
Quem estava envolvido com essa fábrica? Quais os nomes dos falsários? Qual polícia atendeu o caso?
Igualmente, o texto também não explica esses detalhes.
A verdade é que esse laboratório improvisado foi descoberto no Paquistão, em setembro de 2015. A fábrica ficava na cidade paquistanesa de Gujranwala e a bebida clandestina era comercializada em algumas cidades vizinhas. Nesse site tem mais um monte de fotos da operação policial que fechou a “empresa”.
Conclusão
As fotos que mostram uma fábrica clandestina de Coca-Cola não são de uma operação realizada pela polícia no Brasil. Na verdade, as fotografias são de um laboratório clandestino interditado no Paquistão. O fato ocorreu em setembro de 2015!