Conspirações
Vítima de ebola ressuscitou na África e a OMS tentou abafar o caso?
Será verdade que uma vítima fatal do ebola ressuscitou na África e que a Organização Mundial de Saúde está tentando abafar a infestação de ataque zumbi?
A notícia não é nova, mas voltou a circular com força nas redes sociais no começo de novembro de 2016. De acordo com o texto que foi publicado em diversos sites e blogs, uma vítima do ebola , cujo o nome estaria sendo mantido em segredo pela OMS, teria se levantando dos mortos depois mortalmente sucumbir ao vírus.
A reportagem ainda levanta a suspeita de que a real preocupação da Organização Mundial de Saúde é a de que a forma original do vírus teria sofrido mutações e que uma arma produzida com isso estaria transformando as pessoas em zumbis.
A preocupação é tão séria que até o Governador do Kansas (EUA), emitiu uma ordem executiva declarando outubro o “Mês da Consciência da Zumbi”!
A imagem do morto-vivo é assustadora, mas será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Em primeiro lugar, fomos pesquisar a foto usada para ilustrar a matéria. Na verdade, esse zumbi é uma escultura feita pelo artista Jordu Schell, como podemos ver no site da empresa dele, a Schell Sculpture Studio:
No canal do estúdio Schell no YouTube podemos ver os bastidores das criações de Jordu Schell e equipe!
Em 2014, essa fotografia foi mesclada com outra imagem, que foi retirada de uma cena do filme Guerra Mundial Z, de 2013:
Rumor semelhante
Também em 2014, outra história bem parecida com essa surgiu na web afirmando que duas mulheres teriam “voltado à vida” 2 dias após terem morrido de ebola. Na ocasião, explicamos que tudo não passou de mais um hoax.
Origens
Voltando à versão da “notícia” que apareceu em novembro de 2016, ela é um texto requentado e traduzido de um artigo publicado no site de língua inglesa Huzlers, em 2014.
O Huzlers, para quem não sabe, é conhecido aqui no E-farsas por criar inúmeras notícias falsas que viralizaram na web. É deles a história que dizia que fiscais teriam encontrado carne humana nos hambúrgueres do McDonald’s e a que a NASA teria avisado que a Terra irá passar por 6 dias de escuridão! Ambas (e várias outras) já pesquisadas e desmentidas por esse que vos escreve!
Para sermos justos com o Huzlers, os redatores não inventaram essa notícia assim, do nada! No mesmo ano de 2014, um homem que havia sido dado como morto na Libéria – vítima do ebola – acabou acordando quando já estava dentro de sacos plásticos e sendo preparado para ser levado para o crematório.
Conforme foi mostrado em vídeo pela equipe de reportagem do programa “Goog Morning América”, alguém na multidão percebeu que o “morto” mexeu o braço e que ele estava vivo!
O que ocorreu nesse caso é que o homem não estava morto mesmo. Ele foi dado como morto pelos locais e nenhum exame foi feito em seu corpo. Apenas limparam ele e já foram envolvendo o homem nos plásticos…
Treinamento contra zumbis
O texto espalhado em 2016 mistura vários assuntos para tentar convencer o leitor de que precisamos nos preocupar com um ataque zumbi. Um exemplo disso é envolver um treinamento contra zumbis que foi realizado no Kansas.
A verdade é que houve mesmo algo assim no estado norte-americano, mas tudo não passou de uma campanha de marketing realizada pelo governo do Kansas para conscientizar a população sobre como se preparar para desastres naturais!
Em entrevista à revista Time, o governador do estado explicou que:
“A ideia do Mês da Preparação Zumbi surgiu como uma forma atraente para preparar as pessoas para emergências […] Se você está equipado para lidar com o apocalipse zumbi, você está preparado para furacões, tempestades, incêndios e qualquer outro desastre natural que Kansas normalmente enfrenta.”
Conclusão
Não há nenhum apocalipse zumbi acontecendo “por baixo dos panos”! O homem com ebola que voltou à vida, na verdade, não estava morto e a foto usada nessa e-farsa é de uma escultura!