Conspirações
Os shoppings estão contratando papais noéis verde-amarelos contra o PT?
É verdade que os shoppings estão recrutando papais noéis com a roupa verde e amarela em protesto contra o Partido dos Trabalhadores?
A notícia ganhou destaque nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2016, indo parar no nosso grupo do Facebook. De acordo com o texto, a Associação dos Shoppings de São Paulo (ASSP) estaria contratando dezenas de papais noéis verdes e amarelos, que seriam espalhados pelos centros comerciais paulistanos.
A postagem ainda afirma que, apesar da ASSP negar que o ato seja um protesto contra o PT, um dos membros da entidade teria admitido tratar-se de um protesto velado contra o partido que usa a cor vermelha em sua bandeira!
Junto com o texto que foi publicado em diversos sites e blogs, a imagem de vários homens fantasiados de Papai Noel nas cores verde e amarela estaria provando que a notícia é verdadeira!
Mas será que essa manchete é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Em primeiro lugar, não encontramos a Associação dos Shoppings de São Paulo no Google! Apenas a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) foi encontrada. Quem achar o link do site da ASSP pode nos avisar aí nos comentários.
Em segundo lugar, a foto dos papais noéis com roupas verde e amarelas são de uma notícia de 2012, quando o portal de notícias G1 descobriu um grupo de voluntários em Itapira (SP) que usam máscaras e roupas com as cores da bandeira do Brasil para entregar presentes às crianças da cidade!
Em terceiro lugar, essa notícia falsa é uma brincadeira inventada pelo site humorístico Sensacionalista em 2015. Como a “notícia” não é datada, em 2016 o assunto voltou a ser compartilhado e muita gente acabou acreditando que se tratava de uma notícia real:
Conclusão
Essa história sobre a contratação de Papai Noel verde-amarelo é uma brincadeira criada em 2015 pelo site Sensacionalista!