Conspirações
Corpo de uma mulher de 800 milhões de anos foi descoberto na Rússia?
É verdade que o corpo de uma mulher foi descoberta intacta enterrada em uma mina na Rússia e exames revelaram que ela teria 800 milhões de anos?
A notícia foi publicada em diversos sites e blogs na primeira semana de janeiro de 2016. De acordo com a manchete, uma uma descoberta incrível teria sido feita em 1969, em uma mina de carvão na Rússia: um caixão de mármore contendo um líquido cor-de-rosa e azul não identificado e, embalsamada dentro desse líquido, uma mulher de aproximadamente trinta anos de idade com grandes olhos azuis que não parecia estar morta!
Um helicóptero teria transportado o caixão para outro local para estudos que teriam revelado que o corpo da tal mulher tinha pelo menos 800 milhões de anos de idade!!!
Será que essa descoberta desmente a teoria darwiniana da evolução?
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdade ou farsa?
Apesar dessa notícia ganhar destaque nas redes sociais após sua publicação no site Extraterrestres Online (no dia 06 de janeiro de 2016), ela é apenas uma cópia traduzida de um artigo postado no site de língua inglesa Disclose TV. Esse site, por sua vez, é bastante conhecido por publicar notícias duvidosas e sem nenhuma checagem. Seu catálogo vai de vídeos de extraterrestres (falsos) a filmagens de fantasmas (igualmente falsas), passando por “comprovações” de fenômenos paranormais e todas essas bobeiras que ainda hoje enganam muita gente.
O mais curioso dessa história é que ela teria acontecido no verão de 1969, mas não conseguimos encontrar nenhuma postagem a respeito anterior a 2013. Foi nesse ano que um site russo chamado Funk News (que posta factoides “apenas para fins de entretenimento!) postou a lenda da mulher de 800 milhões de anos pela primeira vez. Antes disso, nada (pelo menos, não encontramos).
Além disso, essa incrível história possui alguns aspectos que tornam a farsa ainda mais evidente:
- Todos os envolvidos na história estão mortos e/ou não podem ser revelados
- A tecnologia descoberta surpreendeu a todos
- O achado coloca em xeque a ciência atual
- O carbono não serve para datar algo com 800 milhões de anos
- O Governo teria escondido o corpo e abafado o caso
- O achado desapareceu para sempre
- Não há nenhuma nova notícia a respeito dos desdobramentos desse achado
Outras falhas do artigo
Além do erro da datação por carbono já mencionado anteriormente, o artigo erra ao mencionar que testes genéticos foram feitos no corpo da mulher, pois os primeiros testes de impressão genética começaram a ser feitos em 1985. Antes disso, tudo o que você tinha era digitação de sangue. Um teste de DNA com um material de 800 milhões de anos também é impossível devido à meia-vida do DNA.
Os testes teriam sido feitos por “um professor” que, por sua vez, não tem nome e não há nenhum artigo científico publicado a respeito!
As “provas” fotográficas
A foto usada para ilustrar essa lenda foi tirada do episódio 22 da primeira temporada da série Once Upon a Time! Podemos ver a cena ao 1:40 do vídeo abaixo:
Já a foto do “caixão de mármore” que teria sido encontrado com o corpo da “mulher de 800 milhões de anos” é, na verdade, de um sarcófago descoberto em 1916, em Taman – na Rússia – mas nada tem a ver com essa lenda!
E a múmia mostrada em algumas versões é do corpo de uma princesa chinesa, como podemos ver aqui nesse site!
Conclusão
A história da mulher de 800 milhões de anos que teria sido encontrada intacta em um caixão de mármore na Rússia é apenas uma lenda nascida em 2013 em um site russo de notícias duvidosas!