Falso
O consumo de tapioca pode matar por causa do cianeto?
Será verdade que o consumo de tapioca pode matar devido à grande quantidade de cianeto ingerida desse alimento?
O alerta apareceu nas redes sociais no final de março de 2017 e chama a atenção para o perigo da ingestão de tapioca!
De acordo com o texto, a tapioca levaria consigo o ácido cianídrico presente na fécula da mandioca, que é transformado em cianeto, um veneno mortífero para nós humanos.
Será que esse alerta é real? O consumo de tapioca pode causar a morte?
Verdade ou farsa?
Esse rumor surgiu inicialmente em sites portugueses, a partir de uma publicação feita pelo engenheiro José Narcélio Marques Sousa, no dia 18 de março de 2017. Mesmo não tendo nenhuma comprovação de que a tapioca é venenosa, o “alerta” se espalhou rapidamente!
Acontece que não há nenhum relato de mortes causadas pelo consumo desse alimento. E olha que quando o Brasil foi “descoberto”, os índios já comiam tapioca…
A mandioca é venenosa?
Basicamente, existem 2 tipos de mandioca: A brava e a mansa (ou a “de mesa”). A brava possui alto teor de ácido cianídrico e deve ser submetida a técnicas de destoxificação (secagem) para ser consumida.
Já a mandioca tipo mesa (mansa) possui uma quantidade bem menor desse ácido, seu teor de ácido cianídrico é muito baixo (não tóxico). De qualquer maneira, o preparo dessa raiz (cozimento) retira todo o ácido cianídrico da mandioca.
Lembrando que no caso da mandioca brava, é preciso que ela fique de molho por alguns dias, como é explicado aqui!
O autor desse alerta removeu sua postagem do Facebook e se desculpou, explicando que essa seria a preocupação de um amigo – que não vê o consumo exagerado desse produto nas ruas com bons olhos devido à falta de higiene de alguns vendedores.
O senhor Narcélio afirma que ele mesmo é grande consumidor de tapioca!
Mais sobre a mandioca aqui!
Conclusão
Não há nenhum caso registrado de morte causada pelo consumo de tapioca! A fécula de mandioca usada na farinha desse alimento teve que ser processada para ser usada, o que remove a sua toxidade!