Flor Sangue de Cristo só floresce na Semana Santa! Será?
É verdade que a planta Sangue- de-Cristo, vinda da Nova Zelândia, só floresce na época da Semana Santa? Descubra aqui no E-farsas!
As imagens acompanhadas de uma reportagem começaram a ser compartilhadas nas redes sociais na segunda semana de abril de 2017 e rapidamente se espalharam em sites e blogs. De acordo com o texto, a flor abaixo seria da Nova Zelândia e chama-se Sangue de Cristo (observe a cruz no meio da flor)!
A peculiaridade dela é que, segundo o que dizem, ela só floresce na época da semana Santa!
Será que essa história é real?
Verdade ou farsa?
A primeira coisa a fazer em um caso como esse é tentar descobrir se existe mesmo uma planta com esse nome. Aqui no Brasil, temos a Sangue-de-Cristo (Sabicea brasiliensis), uma planta que é predominante nos estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
No entanto, no vídeo abaixo podemos ver que a nossa Sangue-de-Cristo é bem diferente da planta que está sendo compartilhada por aí:
Mas, então, que planta é essa?
Quem inventou essa notícia falsa deve ter se “atrapalhado” com as datas, pois a Semana Santa é uma comemoração cristã de data móvel, como podemos ver nesse link. Em 2015, por exemplo, a Semana Santa começou no dia 29 de março; Em 2016, em 20 de março e em 2017, começou no dia 9 de abril.
Na verdade, a flor mostrada nessa imagem é uma Metrosideros excelsa, uma flor típica da Nova Zelândia que se abre nas proximidades de outro feriado religioso: O Natal!
Por esse motivo, a árvore-de-fogo ou pohutokawa é usada por muitos neozelandeses como árvore de natal.
O Departamento de Conservação da Nova Zelândia explica melhor as características fascinantes dessa linda planta.
Conclusão
A história a respeito de uma flor chamada Sangue-de-Cristo, que se abre somente na Semana Santa é falsa! A flor mostrada nas imagens é de uma árvore-de-fogo, que floresce sempre próximo à época do Natal, na Nova Zelândia!
*com a colaboração de Riomar Bruno, através do nosso grupo no Facebook!