Conspirações
Pessoas medindo a glicose ou tireoide estão transmitindo aids por causa da Baleia Azul?
Será verdade que pessoas vestidas de branco estão passando nas casas transmitir a aids com o pretexto de medir a glicose ou tireoide dos moradores a mando da baleia azul?
A notícia surgiu na última semana de abril de 2017 e se tornou uma das mais comentadas nas redes sociais até o momento. De acordo com o texto, um grupo de “aidéticos” vestidos de branco estaria passando de casa em casa para transmitir o vírus HIV através de supostos testes de glicemia. O alerta também afirma que essas pessoas estariam fazendo isso a mando do Desafio da Baleia Azul!
A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária estariam mandando avisar a todos que esse crime estaria sendo praticado em várias cidades do Brasil e que era preciso denunciar esse problema.
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdadeiro ou falso?
Esse é um dos casos onde um rumor volta a circular com uma nova roupagem. Em 2014, por exemplo, mostramos a verdade a respeito de uma e-farsa que dizia que um homem estaria andando por várias cidades brasileiras para espalhar o vírus da AIDS enquanto realizava exames falsos de glicose nos pobres desavisados!
Em outras versões desse mesmo hoax, quem “espalhava a AIDS” era um grupo de pessoas. Só que na ocasião não havia ainda essa “moda” do Desafio da Baleia Azul.
Conclusão
A notícia afirmando que um grupo de pessoas estaria contaminando moradores de diversas cidades brasileiras com o HIV enquanto realiza testes de glicose ou tireoide a mando da Baleia Azul é falsa! Trata-se de um boato de 2014 que ganhou uma nova roupagem em 2017, pegando carona no hype do Desafio da Baleia Azul!