Crimes
A esposa de Sérgio Moro está envolvida em corrupção na APAE?
Será verdade que Rosângela Wolff Moro, esposa do juiz federal Sérgio Moro, está envolvida em esquema de corrupção na Associação de País e Amigos de Excepcionais (APAE)?
A notícia apareceu com força nas redes sociais e em diversos sites e blogs no final de abril de 2017. De acordo com o texto, a esposa do juiz federal Sérgio Moro, Rosângela Wolff Moro, estaria envolvida em um grande esquema de corrupção nas APAEs que já teria desviado uma verba de R$ 450 milhões!
O dinheiro, segundo que diz a denúncia, foi liberado pela Secretaria de Educação do Paraná, comandada na época pelo ex-senador Flávio Arns, para integração dos alunos das APAEs.
Será que essa denúncia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Uma busca na web a respeito dessa denúncia gravíssima contra a esposa do juiz famoso pela operação Lava Jato e descobrimos que ela apareceu primeiro nos mesmos sites de sempre que compartilham notícias falsas. Nenhum jornal importante publicou nada a respeito.
O fato é que tudo começou com postagens feitas em páginas conhecidas por sua postura anti-governo como a “Verdade sem Manipulação” que pegou trechos de duas falas do jornalista Luis Nassif. Uma, de uma reportagem feita por ele em 2014 e outra de um comentário seu feito durante uma entrevista, em 2017.
No dia 08 de maio de 2017, Luis Nassif publicou uma nota explicando que a notícia foi inventada a partir de trechos tirados fora do contexto de suas palavras e que não acusou diretamente Rosângela Wolff Moro.
Nassif diz que, sim, apontou indícios fortes de corrupção nas APAEs que merecem ser investigados, mas não acusações diretas.
Conclusão
Não há nenhuma acusação contra a advogada Rosângela Wolff Moro a respeito de desvios de verbas nas Associações de País e Amigos de Excepcionais. Sites especializados em disseminar notícias falsas pegaram trechos de falas do jornalista Luis Nassif e espalharam como se ele tivesse acusado (sem provas) a esposa do juiz Sérgio Moro!