Muçulmanos chegaram com força total no Município de Trindade?
Será verdade que muçulmanos estão chegando aos montes no município de Trindade e já se instalaram pregando o islã? Descubra aqui no E-farsas!
O alerta se espalhou através do WhatsApp na segunda quinzena de junho de 2017 e foi bastante compartilhado também no Facebook e no Twitter. De acordo com o texto, um município brasileiro chamado Trindade estaria recebendo uma grande quantidade de muçulmanos e que eles já estariam pregando o islã no Brasil
O alerta também avisa que os muçulmanos que estariam se instalando no nosso país estão dispostos a colocar em prática todas as práticas do islã como decapitações e atentados terroristas!
Juntamente com o texto, que pede para ser compartilhado, algumas fotos mostram o presidente Michel Temer ao lado de membros do islã…
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdade ou farsa?
Antes de começarmos, é preciso se diferenciar alguns termos usados erroneamente pelo autor desse alerta: Apesar de muitos usarem os termos “muçulmano” e “terrorista” como sinônimos, “muçulmano” é o nome dado a quem pratica o Islamismo, a religião fundamentada nos princípios estabelecidos pelo profeta Maomé, no século VII. Nem todo muçulmano é terrorista!!!
Com a morte de Maomé, no ano de 632, a comunidade muçulmana ficou dividida e, sem chegara uma conclusão de quem poderia suceder o profeta, surgiram vários grupos. Os sunitas e os xiitas são os principais: Os sunitas são cerca de 85% dos muçulmanos, enquanto os xiitas representam cerca de 15% (fonte).
No meio dessa turma, surge o fundamentalismo religioso (que, aliás, tem em todas as religiões em maior ou menor intensidade), onde alguns grupos interpretam que a religião deve ser seguida estritamente e tentam impor essa visão à sociedade. Alguns desses grupos fundamentalistas islâmicos são extremistas, como a Al Qaeda e o Estado Islâmico.
Bom, explicado que nem todo muçulmano é terrorista e que nem todo terrorista é muçulmano, vamos prosseguir!
As imagens usadas no alerta
A primeira imagem que se espalhou juntamente com esse texto no WhatsApp mostra o presidente Temer ao lado de vários homens do islã. Na verdade, essa foto foi tirada em uma solenidade com o presidente da república na Sociedade Beneficente Islâmica, em abril de 2017.
Essa reportagem da revista Istoé, de 2014, mostra que não é de hoje que o islamismo está presente no Brasil.
Quanto às fotos dos muçulmanos andando em ruas brasileiras, trata-se de um grupo de paquistaneses que vieram ao Brasil como turistas. Eles chegaram em Roraima no final de maio de 2017 e seguiram para Piauí, após visitarem várias cidades no caminho.
Abaixo, uma reportagem de uma TV local sobre os visitantes:
Conclusão
Não há uma invasão de muçulmanos em Trindade! As imagens usadas no alerta são de fatos que nada tem a ver com o que o autor desse texto alarmista quer espalhar!