Conspirações
O FBI liberou documentos provando que Hitler fugiu para a Argentina?
Será verdade que documentos liberados recentemente pelo FBI provam de uma vez por todas que Adolf Hitler fugiu para a Argentina e morreu aos 95 anos?
A notícia apareceu em diversos sites e blogs no final de julho de 2017 e revela uma informação bombástica: O líder nazista Adolf Hitler teria fugido para a Argentina e lá viveu secretamente sob um pseudônimo até morrer, tranquilamente, aos 95 anos de idade, amparado pela sua nova família!
Os arquivos teriam sido liberados pelo FBI recentemente e provam que Hitler não teria se matado em um bunker (como a história conta), mas que teria fugido em um submarino até desembarcar na Argentina.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Essa história, apesar de ter feito muito sucesso nas redes sociais no final de julho de 2017, já circula pela web em diversos sites e blogs desde 2014. Podemos ver que o Terra deu essa notícia em julho de 2014.
Como o texto afirma que os documentos foram liberados pelo FBI “recentemente”, quem ler a “reportagem” pela primeira vez poderá achar que se trata de algo recente. Com isso, as chances desse rumor se espalhar aumentam muito!
Em 2014, o site humorístico World News Daily Report criou uma versão dessa mesma notícia, só que a alegada fuga de Adolf Hitler teria sido vazada por um agente da KGB. Essa matéria fantasiosa desse time de humoristas serviu de fonte para o “conceituado” canal de documentários “sérios” History Channel, que fez um enorme documentário em forma de texto sobre o assunto. O que serviu de base para inúmeras publicações em sites conhecidos aqui no Brasil por espalhar notícias falsas, como o Sociedade Oculta, Diário do Brasil e outros…
A verdade é que, sim, o FBI liberou documentos (em 2014) sobre uma suposta fuga do führer para a América do Sul. Eles podem ser lidos na íntegra no site do FBI, mas não significa nada!
O fato do FBI possuir esse ou outros documentos não quer dizer que seu conteúdo seja real! É preciso deixar claro aqui que o FBI foi obrigada a seguir todas as pistas que diziam respeito ao paradeiro de Hitler, mesmo essas informações sendo exageradas ou não…
A primeira carta é de um homem que teria ficado sabendo através do amigo de um amigo. Além disso, a Polícia e os Serviços de Imigração não conseguiram localizar o nome do “informante” em nenhum registro.
A verdade sobre Adolf Hitler
Hitler e sua esposa se suicidaram no dia 30 de abril de 1945, em Berlim – Alemanha. Antes de tirar a própria vida, Adolf Hitler deixou uma carta onde deixou clara a sua decisão pelo suicídio (a carta foi ditada por ele à Traudl Junge):
A morte do casal aconteceu dentro de um bunker e foi testemunhada por diversas pessoas (que estavam no bunker ou chegaram pouco tempo depois, quando os corpos já estavam sendo queimados):
- Dr. Josef Goebbels (Ministro da Propaganda)
- Traudl Junge (Secretária de Hitler que escreveu seu testamento)
- Johann Rattenhuber (chefe dos guarda-costas pessoais de Hitler)
- Constanze Manziarly (cozinheira do Hitler)
- Ernst-Günther Schenck (Coronel e Médico da SS)
- Rochus Misch (Guarda-Costas pessoal)
- Martin Bormann (Führer Adjunto)
- Erich Kempka (Motorista que ajudou a queimar os corpos)
- Otto Gunsche (Ajudante pessoal de Hitler – ficou de guarda enquanto acontecia o suicídio)
Nesse site podemos ver trechos dos depoimentos de cada uma das testemunhas, além de outras provas da morte do nazista!
Na década de 1970, Sognnaes & Strom – especialistas em odontologia de renome mundial – publicaram um relatório definitivo (e revisado internacionalmente) sobre a arcada dentária de Adolf Hitler, provando que ele, de fato, morreu em 1945!
Boatos recorrentes
Já postamos a verdade sobre outras notícias falsas relacionadas a Adolf Hitler. Em uma fake news já desmentida por nós, Hitler teria morrido aos 128 anos de idade. Já nessa outra, o führer teria sido flagrado cumprimentando um alienígena e aqui ele teria posado ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff quando ela ainda era uma menina!
Conclusão
Não há provas de que Hitler tenha fugido para a Argentina! Os documentos que muitos sites estão alegando terem sido liberados recentemente pelo FBI foram disponibilizados, na verdade, em 2014 e não provam nada! São apenas cartas de testemunhos de pessoas sem nome que ouviram de um amigo do amigo do amigo!