Falso
Recuo do mar no Brasil é aviso de tsunami?
Será verdade que o recuo do mar no litoral do Brasil é um prenúncio de que seremos engolidos por um tsunami?
A notícia deixou muita gente preocupada nas redes sociais na segunda semana de agosto de 2017. De acordo com diversas publicações em sites e blogs, o repentino recuo da água do mar – principalmente na região sul do país – seria um forte indício de que um tsunami irá engolir muitas cidades litorâneas brasileiras!
Os moradores das regiões próximas ao litoral devem deixar suas casas urgentemente, segundo o que textos espalhados através do WhatsApp e do Facebook!
Será que isso é verdade ou é alarme falso?
Verdade ou mentira?
Como já explicamos diversas vezes aqui no E-farsas, muita gente se aproveita de notícias reais para criar boatos alarmistas e deixar os leitores assustados! Com essa artimanha, sites especializados em disseminar notícias falsas ganham rios de dinheiro com cliques e as chances do boato ser passado adiante são bem maiores!
É verdade que o mar recuou muitas praias na região sul do país em agosto de 2017, mas isso não tem a ver com um possível tsunami aqui no Brasil.
O Diário Catarinense, por exemplo, publicou no dia 14 de agosto de 2017 uma notícia a respeito do recuo da água do mar desde a costa uruguaiana. No entanto, especialistas consultados pelo jornal explicaram que o vento foi o responsável pelo recuo!
O fenômeno é conhecido por Transporte de Ekman, quando as águas do oceano são empurradas pelo vento durante a chegada de uma frente fria e a redução no nível do mar é temporária, voltando ao normal após a passagem do fenômeno pela costa.
Dias antes, o jornal El País (dentre tantos outros) já havia tranquilizado a população, explicando que o fenômeno é “natural e habitual” no Uruguai e que não há o menor risco de tsunami!
De acordo com a Defesa Civil Estadual Catarinense, a explicação para a chamada maré seca é:
“Como a Terra gira em torno de si mesma, essas águas são desviadas para a esquerda do vento no hemisfério sul, fazendo com que o mar literalmente recue, causando maré seca nas praias, principalmente nos horários de maré astronômica baixa. Com o avanço da frente fria, esse padrão muda completamente ao longo do dia.”
O órgão adverte para um possível aumento de ondas de até 4 metros de altura em algumas praias, mas descarta a possibilidade de tsunamis!
Caso você ainda esteja preocupado, pode acompanhar em tempo real a situação do nosso planeta através do excelente Painel Global, que exibe informações de monitoramento da Terra “ao vivo”!
Boato recorrente
É claro que essa não foi a primeira vez que a internet foi invadida com notícias falsas sobre um possível tsunami ocorrer no Brasil! Em 2016, desmentimos aqui um boato que afirmava que o Brasil seria afetado por um grande tsunami e essa previsão teria sido feita pela NASA. Mais de um ano se passou e (felizmente) nada de tsunami!
Conclusão
Não há nenhum risco de tsunami no Brasil! O recuo do mar em algumas regiões da região sul do país é considerado normal pelos especialistas!