Crimes
O Burger King vai imprimir notas no papel de seda durante a Marcha da Maconha?
Será verdade mesmo que a rede de fast food Burger King irá imprimir as notas fiscais dos clientes no papel de seda em homenagem à Marcha da Maconha?
A imagem surgiu nas redes sociais no dia 18 de agosto de 2017 e deixou muita gente curiosa. Nela podemos ver o que parece ser uma campanha da rede Burger King afirmando que estará apoiando a Marcha da Maconha e que todas as notas fiscais serão emitidas pelas suas lojas em papel de seda (e com tinta atóxica) durante o evento!
O slogan da campanha que estaria sendo promovida pela empresa é: “abrindo apetites e quebrando tabus”.
O intuito da ação, de acordo com a imagem que se espalhou nas redes sociais, seria a de ajudar aos participantes da Marcha na hora de enrolar aquele baseado em um papel de qualidade!
Será que essa campanha é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
A primeira coisa que podemos fazer em casos como esse é tentar contato com a empresa envolvida. Na página oficial do Burger no Facebook não há nenhuma menção à essa campanha. Também não encontramos nada na página da agência David, que é a responsável pelas campanhas da Burger King no Brasil!
Além disso, a Marcha da Maconha, em São Paulo, ocorreu no dia 06 de maio! A campanha, caso fosse real, ou está atrasada ou está muito adiantada para o próximo ano…
No site da rede de fast food há um aviso bem grande, logo na página inicial, avisando que a campanha veiculada nas redes sociais é falsa e que o Burger King nunca fez e nunca fará apologia às drogas:
Origem
A imagem que se espalhou na web no dia 18 de agosto de 2017 surgiu no site do diretor de arte Guilherme Filippoff, que criou a peça publicitária apenas para expor em seu portfólio. Podemos ver na mesma página outras peças (algumas reais e algumas fictícias) criadas por ele e sua equipe!
Conclusão
A peça publicitária que circulou em nome da rede de lanchonetes Burger King em apoio à Marcha da Maconha é falsa!