Crimes
A Polícia Federal filmou a imensa adega particular de Joesley Batista?
Vídeo mostra uma enorme adega lotada de vinhos caríssimos descoberta pela Polícia Federal e que essa fartura seria de propriedade do empresário Joesley Batista! Será?
O filme tem menos de 02 minutos de duração e mostra o que parece ser uma enorme adega e o que chama a atenção é a quantidade de vinhos raros e caros guardados por todos os cantos do local!
O texto que acompanha o vídeo, que surgiu na segunda quinzena de setembro de 2017, afirma que a filmagem teria sido feito pela Polícia Federal durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa do empresário Joesley Batista – preso preventivamente no dia 13 de setembro de 2017 por suspeita de lucrar com delação da J&F.
Será que o vídeo foi feito mesmo na casa do empresário? Será que isso é verdade ou farsa?
https://www.youtube.com/watch?v=SiWyMFWbiMk
Verdadeiro ou falso?
Em primeiro lugar, nenhum jornal publicou esse “achado” da Polícia Federal. Em segundo, o local filmado nem é no Brasil!
Perceba que logo no começo da filmagem é dito:
“A maior adega que eu já vi aqui na Itália!”
Ah, mas o “policial” que filmou pode ter dito isso para “despistar” – muitos podem argumentar. Mas por que um policial federal faria isso?
Além disso, em nenhum momento o cinegrafista se identifica como policial.
A verdade mesmo é que essa adega não pertence a nenhum empresário brasileiro. Trata-se do depósito do restaurante italiano La Ciau del Tornavento!
No site do restaurante é explicado que a sua adega possui mais de 65.000 garrafas de 450 produtores e de 1800 rótulos de todo o mundo, oferecendo uma lista de vinhos entre os vinhos italianos mais completos. Além disso, eles possuem um estoque de 2899 vinhos de 334 produtores diferentes de 13 países!
No vídeo abaixo, o proprietário Marurilio Garola fala um pouco sobre o seu negócio:
O vídeo a seguir é de 2010 e também mostra o interior da adega italiana:
E aqui, um brasileiro visitando o local, em 2010:
Conclusão
O vídeo mostra, na verdade, a adega de um restaurante italiano e nada tem a ver com o empresário Joesley Batista!