Connect with us

E-farsas

Lula apresentou recibos de aluguel com erros para o juiz Moro?

Conspirações

Lula apresentou recibos de aluguel com erros para o juiz Moro?

Imagens que circulam pela web mostram recibos entregues pela defesa de Lula ao juiz Sérgio Moro com datas erradas! Será verdade?

As reproduções seriam de alguns dos recibos que a defesa do ex-presidente Lula entregou ao juiz Sérgio Moro e se espalharam no dia 26 de setembro de 2017. O que chama a atenção nos documentos é que, em alguns meses, a data de vencimento seria no dia 31 – mesmo em meses que possuem apenas 30 dias!

Os documentos são referentes a um apartamento situado na cidade paulista de São Bernardo do Campo que, de acordo com o Ministério Público Federal, teria sido comprado pela construtora Odebrecht ao ex-presidente.

Será que os recibos apresentados por Lula estão mesmo com erros de grafia? Os documentos são falsos?

Recibos apresentados por Lula à Justiça possuem erros grotescos?

Verdade ou farsa?

No dia 25 de setembro de 2017, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram ao juiz federal Sérgio Moro um contrato de locação de uma cobertura vizinho em São Bernardo do Campo (SP). Além do contrato, a defesa também entregou comprovantes de pagamentos do aluguel de 2011 a 2015.

Só que alguns detalhes chamaram atenção nesses documentos, que você pode ler na íntegra aqui:

Todos os recibos parecem ter sido impressos na mesma impressora, com o mesmo tipo de tinta (cabe aí uma perícia para se saber quando cada um desses recibos foi impresso);

Todas as folhas estão com o mesmo aspecto. Visto que o próprio Lula afirmou em depoimento que esses recibos estavam “jogados em uma arca”, era de se esperar que esses papéis apresentassem amassados e/ou marcas do tempo (mas isso poderá ser verificado através de perícia);

Há vários erros e inconsistências nos recibos, como por exemplo, meses como junho grafados com 31 dias:

Dia 31 de junho não existe!

Não há nenhum timbre de imobiliária ou qualquer reconhecimento de firma para se provar a data de suas assinaturas (geralmente, não é necessário se reconhecer firma, mas também não é necessário testemunhas).

O réu afirma que todos os pagamentos de alugueis foram feitos em “dinheiro vivo”, o que dificulta ainda mais o rastreio do dinheiro nas contas do petista. O Ministério Público Federal, após quebra dos sigilos bancários de Lula e dona Marisa, não encontrou pagamentos a Glaucos da Costamarques (o suposto locador do imóvel) em pelo menos 5 anos.

Os procuradores resumiram na denúncia aceita por Sérgio Moro:

“Apenas a partir de dezembro de 2015, é que se detectam depósitos em valores compatíveis com o declarado aluguel, sendo certo, ademais, tratar-se de depósitos em espécie em relação aos quais não se pode comprovar a efetiva origem”

É preciso ainda que sejam verificadas as contas do locador, bem como em suas declarações de Imposto de Renda;

A Lei do Inquilinato não permitia alugueis com menos de 30 meses de duração desde o final de 2010. O contrato, teoricamente redigido e assinado em 2011, não podia ter sido feito com 12 meses.  

Conclusão

Os recibos apresentados pela defesa de Lula ao juiz Sérgio Moro possuem erros grosseiros e não sabemos ainda o quanto isso irá impactar no processo onde o ex-presidente é réu! As imagens que circulam pela web dos recibos com erros são reais, mas a legitimidade dos documentos só serão provadas após perícia!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top