Falso
Paulo Maluf foi flagrado em uma Ferrari e sem a bengala momentos antes de ser preso?
É verdade que Paulo Maluf foi flagrado caminhando até a sua Ferrari, sem usar bengala, momentos antes de ser preso pela Polícia Federal?
O vídeo apareceu em diversas páginas no Facebook na segunda quinzena de dezembro de 2017 e teve centenas de milhares de compartilhamentos e de comentários indignados. De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o político teria sido flagrado acelerando a sua Ferrari momentos antes de ser preso. Maluf aparece no vídeo indo em direção ao automóvel sem nenhuma ajuda da sua bengala…
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
O vídeo é real, mas a história é falsa!
No dia 20 de dezembro de 2017, o deputado Paulo Maluf, de 86 anos de idade, se entregou à Polícia Federal após o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar o imediato cumprimento da pena pela condenação a de sete anos e nove meses de prisão por lavagem de dinheiro.
A foto usada para ilustrar esse artigo é do dia 20 de dezembro de 2017 e foi feita pelo fotógrafo Tiago Queiroz, a serviço do Estadão. Na ocasião o deputado Paulo Maluf estava sendo conduzido para exame de corpo de delito no IML da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.
Defesa tentando “dar um migué”
Conforme apurou o jornal Estado de Minas, Maluf entrou no carro sem ajuda, mas sai mancando, apoiado nos policiais e com com a ajuda da bengala. A defesa de Paulo Maluf pediu a suspensão da prisão alegando a “avançadíssima” idade do deputado.
Quanto ao vídeo, ele é real – como já adiantamos lá em cima – mas não se trata de um vídeo recente. Uma busca no YouTube e podemos achar várias cópias dessas mesmas imagens que, na verdade, foram filmadas no dia 26 de outubro de 2014.
Nesse dia, Paulo Maluf se dirigiu à sua zona eleitoral para votar no segundo turno das eleições presidenciais daquele ano, como podemos ver abaixo:
Conclusão
O vídeo que mostra o deputado Paulo Maluf indo em direção a uma Ferrari sem a sua bengala foi filmado em 2014. Apesar do vídeo não ter relação com a sua prisão em 2017, o político foi flagrado pelas câmeras de TV caminhando sem a ajuda de bengala.