Correntes
Pirulito Energy contém energético e quase causou a morte de crianças?
É verdadeiro ou falso o alerta afirmando que o pirulito Energy contém energético e está causando intoxicação alimentar nas crianças?
O alerta surgiu nas redes sociais no final de fevereiro de 2018 e rapidamente se espalhou através de inúmeros compartilhamentos também no WhatsApp. De acordo com o texto, uma amiga médica teria pedido para que se avise o maior número de pessoas sobre o perigo de um novo pirulito chamado Energy, cuja fórmula teria – dentre vários ingredientes – uma grande quantidade de energético, o que estaria causando falta de ar, vômitos, queda da pressão, aumento da frequência cardíaca e tosse incessante nas crianças!
Segundo que diz o relato da médica, essa já seria a terceira criança atendida na emergência com intoxicação por causa desse pirulito.
Será que isso é verdade ou mais uma mentira da web?
Verdade ou farsa?
O alerta possui várias características de um boato digital:
- Não é datado
- Pede para ser repassado
- Não dá nenhum dado que possa ser verificável
- É muito vago
- Carece de fontes
- Trata de um assunto que atrai muitos cliques
Pra começo de conversa, não se sabe nem o nome da médica que teria dado do aviso a respeito do “perigo” desse pirulito. Quem espalha essa história afirma que “uma amiga médica” teria alertado, mas ninguém diz o nome dela…
Além disso, não se sabe o nome do hospital e nem quando as crianças teriam dado entrada nesse hospital.
Não encontramos em nenhum site de notícias nada a respeito. Uma notícia desse tipo, com certeza, seria um prato cheio para os jornais (principalmente, para os sensacionalistas).
Além disso, o pirulito citado não contém energético em sua composição! A própria Peccin, fabricante do alimento, explica em seu site que o pirulito Blong Energy não possui energético, estimulante ou alcoólico em sua composição, podendo ser consumido por pessoas de todas as idades:
Conclusão
O alerta afirmando que as crianças estariam dando entrada nos hospitais após o consumo do pirulito Energy é falso! De acordo com a empresa, o alimento apenas imita o sabor de bebidas energéticas, mas não possui estimulantes em sua composição!