Correntes
Dra. Luciana Cini disponibiliza vagas para tratamento de câncer
Conheça a verdade por trás do e-mail que afirma que a Dra. Luciana Cini estaria disponibilizando vagas para o tratamento de câncer no Hospital Heliópolis.
A mensagem pede para ser repassado para os amigos o aviso de que a Dra. Luciana Cini está colocando à disposição 15 vagas para o tratamento completo de pessoas com câncer de estomago, esôfago, duodeno e intestino.
O texto também explica que o tratamento será feito com o Dr. Fonseca, diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis.
Será que isso é verdadeiro ou mais uma e-farsa?
O texto é falso! Não adianta repassar a mensagem!
A corrente não é nova! Circula desde 2003. Cita nomes de pessoas que não existem e, como todo bom hoax, pede para ser repassado.
Começando pelo começo (sic), temos:
“A Dra. Luciana Cini, está colocando a disposição vagas para tratamento de câncer.”
Será que a doutora existe mesmo?
Bastou uma busca pelo seu nome no site do Conselho Federal de Medicina para descobrirmos que ela não consta nos registros do órgão. O CFM possui o cadastro de todos os médicos do Brasil e se o nome da “Dra.” não está lá, então…
Nem tentamos ligar para os números de telefones citados no e-mail, mas é certeza que não existem. Mas o escritor do Blog do Morumbi – Joaquim Carvalho – conta que tentou ligar para os telefones, mas não teve sucesso em nenhuma das tentativas.
Mais abaixo, o texto afirma que se você souber de alguém que precisa de tratamento é só ligar para ela, pois há 15 vagas disponíveis. Já, no finalzinho, o autor explica que não há fila de espera.
Ou seja, não há fila de espera, porém existem apenas 15 vagas. Imagine para quantas pessoas esse e-mail já deve ter sido repassado. 15 vagas é muito pouco.
O texto apela para a emoção de quem o lê. Trata de uma doença muito séria, que é o câncer e quem tem algum doente na família sabe o quanto é difícil o tratamento.
Em um dos parágrafos, o autor da mensagem faz uma mistureba no texto que fica até meio difícil de entender:
“Tratamento completo, na Gastrooncologia, com Dr. Fonseca, diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis, aluno do Hospital do Câncer.”
Quem é o Dr. Fonseca? Não sabemos.
O parágrafo diz que ele é o diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis e também aluno do Hospital do Câncer. É estranho um aluno já ser diretor de um hospital, né? Mas pode acontecer, quem sabe…
Se a doutora (que foi citada pelo nome e sobrenome) não consta no Conselho Federal de Medicina, o que dizer de um “doutor Fonseca” sem sobrenome?
Na relação publicada no site do Hospital Heliópolis não consta nenhum “Dr. Fonseca” entre os funcionários que formam o corpo clínico da entidade. Acreditamos seriamente que ele não trabalhe lá!
No site da USP há uma declaração explicando que tudo não passa de mais um boato da web e avisa:
“As pessoas que tratam o câncer no Hospital das Clínicas devem realizar uma consulta com o médico oncologista para serem encaminhadas ao tratamento. Não existe lista ou vagas para o tratamento da doença.”.
Conclusão:
A Doutora Luciana Cini não está disponibilizando vagas para o tratamento de Câncer! Não repasse a mensagem! Texto Falso!