Correntes
Colega do Banco do Brasil de Franca busca filho desaparecido
Será que a mensagem em que um funcionário do Banco do Brasil de Franca busca o filho – que teria sumido de um dia para o outro – é verdadeira ou farsa?
Um e-mail que circula há vários anos pede para que repassemos o pedido de ajuda para encontrar o filho de um colega do Banco do Brasil, em Franca. Junto com o texto, o autor anexa 3 fotos de um garoto.
Mensagens como essa são comuns na web! Recebemos todos os dias e até ficamos com vontade de ajudar. Mas como saber se são reais?
Usando como exemplo essa história, a primeira coisa a fazer é buscar na web. Como são poucos os dados fornecidos no e-mail, vamos ver no que que dá…
Logo no início do texto, o autor da mensagem já deixa o pedido: Repasse para o máximo de pessoas. Como já mostramos aqui no E-farsas, a maioria dos boatos eletrônicos pede para ser repassado.
Geralmente, quando se está procurando por alguém que sumiu, o normal é que se dê o máximo de detalhes possível do ocorrido: Que roupas estava usando quando foi visto pela ultima vez, qual a altura aproximada, cor de cabelo e dos olhos, etc. No texto não há nada disso.
O e-mail também afirma que a criança desaparecida é filha de um colega do Banco do Brasil de Franca. Qual a agência? Há mais de uma agência do BB em Franca?
Procuramos no site do Banco do Brasil por agências em Franca e descobrimos que há 9 agências na cidade. Como o texto é muito vago, não especifica em qual das agências o tal funcionário trabalha, portanto não podemos confirmar essas informações.
O e-mail também cita o e-mail de douglas@fiap.com.br. Ao enviar um e-mail para esse endereço, adivinhem só: o e-mail voltou!
A FIAP é uma faculdade de tecnologia e possui 3 campi: 2 em São Paulo e 1 em Barueri. Não possui campus em Franca. Tudo bem, pode ser que quem enviou o e-mail não seja funcionário do banco ou trabalhe em Franca e estude em Barueri ou em São Paulo…
Nem tentamos ligar para os telefones publicados no texto! Como o e-mail possui várias versões, existem outros iguais circulando por aí. Só que com os números de telefone diferentes. Ligar para cada um deles seria perda de tempo.
O E-farsas resolveu, então, buscar pelo endereço de e-mail no Google. O buscador nos retornou 3.000 resultados! A maioria de blogs e sites que apenas copiaram e republicaram a corrente.
No entanto, um site bacana chamado Desaparecidos do Brasil apareceu no meio de tantos sites inúteis com uma ótima lista de casos já resolvidos de desaparecidos brasileiros.
O site conta que o e-mail do Douglas foi desativado e que seu antigo dono não sabe nada sobre o caso.
Estávamos desanimando da busca quando demos de cara com ela. Lá estava a montagem com as 3 fotos do garoto!
Descobrimos que a criança das fotos é, na verdade, Daniel Carvalho da Silva de Jesus e ele estava realmente desaparecido, mas já foi reencontrado em 2007 e está com a família desde então. De acordo com o Desaparecidos do Brasil e do Desaparecidos MJ, o caso aconteceu em Portugal, e a informação veio do Tribunal de Família e Menores de Lisboa.
Em algum momento, alguém pegou as imagens do menino que circulavam pela web e criou um texto cheio de falhas e espalhou pela rede.
Conclusão:
História falsa! Não repasse a corrente. O garoto já foi encontrado!