Um rapaz perdeu a mão ao tirar uma selfie próximo a um crocodilo?
Será verdade ou mentira que um rapaz resolveu tirar uma selfie com a mão na água próximo a um crocodilo e acabou perdendo o membro para o bicho?
As fotos começaram a se espalhar através das redes sociais no começo de abril de 2018 e mostra o aparente terrível destino da mão de um jovem rapaz. O moço coloca uma das mãos na água próximo a um crocodilo que está vindo em sua direção e, para tirar uma foto bem bacana de si mesmo ao lado do bicho, acaba sendo atacado pelo animal, perdendo uma das mãos!!!
As fotos mostram o antes (no momento da selfie) e o depois, quando o jovem já aparece sem a mão…
Será verdade que esse sujeito perdeu uma das mãos ao tirar uma selfie com um crocodilo?
Será verdade ou mais uma farsa da web?
Verdade ou farsa?
A primeira coisa que achamos curiosa nessa história é que essas fotos só aparecem em sites humorísticos. Não encontramos o assunto sendo tratado com seriedade em nenhum veículo de notícias (nem no Brasil e tampouco fora do país).
Além disso, uma análise mais detalhada na imagem revela que há vários indícios de adulteração na primeira foto. Perceba no detalhe abaixo como o trecho da mão do rapaz na água destoa do resto da cena:
Outro detalhe que confirma de uma vez por todas a hipótese de fotomontagem é o crocodilo. Note que o bicho é o mesmo dessa foto disponibilizada pelo National Park Service, na região de Everglades, na Flórida (EUA).
Compare o crocodilo que teria arrancado a mão do rapaz com o bicho da foto do National Park Service:
Quanto à foto mostrando o rapaz sem uma mão, é bem provável que ele não a tenha há muito tempo, visto que não há nenhuma cicatriz no possível local da “mordida”, além da espessura do punho (que aparenta ser mais fino do que “antes” do suposto ataque).
Atualização 27/08/2024
Depois de 4 anos, o jovem mexicano Jair Medina entrou em contato conosco e confirmou que essa brincadeira foi feita por ele em 2018, e que ficou impressionado com a repercussão que sua foto teve na época:
@jair._.medina
Conclusão
A foto que mostra o rapaz com a mão dentro d’água e próximo a um crocodilo é falsa e isso já torna toda a história (que é compartilhada como uma piada em sites humorístico) inverossímil!