A Inglaterra homenageou o piloto Ayrton Senna nas notas de 10 libras?
É verdade que enquanto o Brasil “comete o crime” de carimbar o rosto do Lula nas suas cédulas, a Inglaterra homenageia o piloto Ayrton Senna nas notas de 10 pounds?
Notícia afirmando que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna teria sido homenageado pelos ingleses surgiu na web no começo de maio de 2018, logo após se espalhar o falso alerta sobre a proibição dos bancos em aceitar notas com o carimbo Lula Livre (que já explicamos aqui).
De acordo com o texto que acompanha a imagem de uma nota de 10 pounds, a Inglaterra teria lançado uma nota comemorativa em homenagem ao piloto brasileiro, morto em 1994!
A postagem ainda diz que, enquanto no Brasil cometem o crime de carimbar o rosto de um ladrão nas notas, os ingleses homenageiam o Senna em suas cédulas!
Será que essa notícia é real?
Verdade ou mentira?
A primeira coisa que fizemos ao deparar com essa “notícia” foi procurar no site do Instituto Ayrton Senna a respeito das moedas que já homenagearam o piloto brasileiro. Foi muito legal saber que Senna já teve o seu rosto 7 vezes estampado em moedas ao redor do mundo (sendo 2 delas aqui no Brasil). Em 1997, foi lançada uma edição limitada de moedas para grandes ídolos da Fórmula 1 e Ayrton Senna foi retratado na cara da moeda de 25 euros:
Apesar disso, a fundação criada pela família do piloto não fala sobre a suposta nota de 10 libras!
Sobre a imagem da nota
Analisando a imagem da nota espalhada através de grupos no WhatsApp podemos perceber que trata-se de uma montagem!
A imagem original não tem o rosto do piloto Ayrton Senna, mas de Charles Darwin – naturalista britânico autor da teoria da evolução das espécies. A nota comemorativa foi lançada no ano de 2000:
Podemos ver na ampliação abaixo que a efígie do Ayrton Senna foi colado por cima da imagem de Charles Darwin. O autor dessa montagem sequer teve o capricho e apagar o resto da barba do naturalista britânico e tampouco de apagar a letra “C” inicial de seu nome:
Petição negada
Em março de 2012, uma petição foi feita ao Parlamento Inglês solicitando que o rosto de Ayrton Senna viesse a estampar algumas das notas em circulação na Inglaterra. O pedido seria uma homenagem pelos 20 anos da morte do piloto. Como podemos ver aqui nesse site, a petição foi negada!
Conclusão
A notícia afirmando que a Inglaterra teria homenageado do piloto brasileiro Ayrton Senna em uma de suas cédulas é falsa!
*com a colaboração de Riomar Bruno