A brasileira Marcela Pereira tirou o 2º lugar em física nuclear na Rússia?
É verdadeira a história da brasileira Marcela Pereira que passou em segundo lugar em um concurso de física nuclear na Rússia, mas os brasileiros não a apoiam?
A notícia começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de junho de 2018 e faz um apelo para que todos apoiem a representante do Brasil em um concurso realizado na Rússia. De acordo com o texto, a moça abaixo se chama Marcela Pereira e teria ficado em segundo lugar no concurso de física nuclear.
O texto explica que, como a estudante não é futebolista e nem faz parte de movimentos feministas, ninguém se importa com a sua vitória.
Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Verdade ou mentira?
O curioso dessa história é que em umas versões a moça seria uma estudante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, já em outras, a estudante seria de uma universidade de outros estados. Além disso, a postagem não explica quando, como e onde foi realizado o tal concurso.
A verdade mesmo é que a Marcela Pereira não existe! A mulher da foto é a ex-atriz de filmes adultos, a libanesa Mia Khalifa, mas isso não impediu que muita gente compartilhasse a piada como se fosse algo sério.
Para aqueles que comentam “como alguém acreditou nisso?“, fiquem sabendo que muita gente caiu nessa pegadinha, que parece ter surgido no México (com algumas variações). Naquele país, o ex-chefe de Governo Marcelo Ebrard compartilhou em seu perfil no Twitter uma mensagem em apoio à estudante fictícia (que lá circulou também com o nome de Miranda García Hernández e teria ganhado o segundo lugar na competição de máquinas de moto-perpétuo na Rússia):
No mesmo dia, o político usou a sua conta para se desculpar:
https://twitter.com/m_ebrard/status/1005875889291264000?ref_src=twsrc%5Etfw
Conclusão
A notícia afirmando que uma estudante brasileira ficou em segundo lugar no concurso de física nuclear na Rússia é falsa!