Conspirações
Copa 1998 – Divulgado o escândalo que todo mundo suspeitava!
Teria a Copa do Mundo de 98 sido vendida para a França?
Essa mensagem começou a se espalhar com força pela rede em junho de 2010, em virtude dos jogos da Copa do Mundo da África do Sul, porém essa história é muito mais antiga do que isso!
Em 1998, blogs já postavam supostas teorias da conspiração envolvendo a seleção brasileira de futebol e a FIFA.
A Copa do Mundo de 1998 foi a 16ª edição e aconteceu de 10 de junho até 12 de julho de 1998. De acordo com os boatos, essa Copa teria sido vendida para a França que, na época, estaria passando por grandes dificuldades financeiras e a conquista da Taça ajudaria o povo a "esquecer" seus problemas.
Claro que a pergunta que vem à mente dos mais céticos é: Como fazer para que tal "tramóia" não seja descoberta?
Os que acreditam em tais teorias garantem que tudo aconteceu por baixo dos panos, que só os envolvidos ficaram sabendo, que nunca a imprensa iria descobrir e, caso tenham descoberto, não divulgariam nada à população.
Vamos supor que a França (ou a FIFA) tentasse colocar em prática o seu plano de comprar a Copa. Vejamos alguns dos passos que seriam percorridos:
1º – Convencer os dirigentes de cada delegação:
Uma grana preta teria de ser distribuída. Só para se ter uma idéia do que isso representa, a França teve que passar por sete partidas para ser campeã! Ou seja, no mínimo, sete delegações teriam que ser subornadas! Bem caro para um país que estaria passando por dificuldades financeiras, né?
2º – Convencer cada jogador de cada seleção perdedora:
Caso isso fosse possível, não seria por meio de presentes em dinheiro! Os jogadores já ganham um bom prêmio, caso ganhem a Copa. Nesse caso, os jogadores seriam convencidos de que teriam que perder em troca de outros benefícios. Isso não temos como saber o que teria sido (ou o que foi!) .
Alguns podem até argumentar que não seria necessário convencer os jogadores! Apenas "comprando" o técnico já seria o suficiente para que este montasse uma equipe preparada ao fracasso! O texto fala em valores (que variam entre as versões) em torno de 70 mil dólares para cada jogador.
Esse valor é infinitamente menor do que os que jogadores ganhariam, caso ganhassem a partida e levasse o caneco.
3º – Envolver centenas de pessoas sem que ninguem descubra:
Quantas pessoas estariam envolvidas na tramóia? Cem? Duzentas? Trezentas?
Tanto segredo, distribuído com tantas pessoas?! Duvidamos disso! É como diz o ditado: "Segredo entre três? Só matando dois."
Vamos dar uma destrinchada em uma das versões que recebemos e vocês verão que a cada parágrafo nos enchemos de mais questões.
Primeiras linhas:
"COPA 1998 – DIVULGADO O ESCÂNDALO QUE TODO MUNDO SUSPEITAVA !
Talvez, isso explique a razão do jogador Leonardo ter declarado a seguinte frase: "Se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo de 1.998, ficariam enojadas!". "
Como já mostramos aqui no E-farsas diversas vezes, as correntes usam e abusam dos textos em CAIXA ALTA! Isso dá ao leitor uma sensação de alerta, de que algo está para ser lido com atenção!
Logo no título já temos uma falha. Na verdade, não foi divulgado nada! Se foi divulgado, quem divulgou? O autor do texto não mostra, em nenhum momento, de onde foram tiradas tais informações.
Logo depois, o texto diz que o jogador Leonardo teria feito afirmações a respeito da copa de 1998.
Quando ele disse isso? Para quem o jogador teria dito isso?
Não se sabe! E-mails dessa natureza seguem o mesmo formato: usam de nomes de pessoas importantes para conseguirem sustentação.
Proximos parágrafos:
"…O que está exposto abaixo é a notícia em primeira mão que está sendo investigada por rádios e jornais de todo o Brasil e alguns estrangeiros, mais especificamente Wall Street Journal of Americas e o Gazzeta delo Sport e deve sair na mídia em breve, assim que as provas forem colhidas e confirmarem os fatos."
Como o autor do texto teria acesso a essas informações?
Quando essas notícias serão publicadas?
Por que não foram publicadas antes?
Em algumas versões do texto que rondavam (e ainda rondam) nossas caixas de e-mail é mencionada a participação de um tal Sr. Ronald Rhovald, representante da patrocinadora Nike, que teria feito toda a negociação para que a CBF vendesse a Copa para a FIFA e ela, por sua vez, vendesse à França.
O tal Ronald Rhovald existe mesmo? Estranhamente, não encontramos esse nome em nenhum outro lugar, a não ser nos sites e blogs que reproduziam o boato.
Será que não procuramos direito? Será que o Sr. Ronald Rhovald trabalhou para Nike?
É claro que se caso o tal Ronald exista, não significa que esteja comprovada a teoria da conspiração, mas quem tiver alguma prova da sua existência, mande pra nós, por favor!
Outra dúvida que o texto nos deixa é: Por que a Nike estaria por trás da negociação, sendo que a patrocinadora da França era a Adidas?
É pouco provável que uma empresa se empenharia tanto em dar ao seu concorrente, de mão beijada, uma coisa que poderia ser sua!
Nas linhas abaixo, temos:
"Assim, combinou-se que o Brasil seria derrotado durante o ‘Golden Goal’ (prorrogação com morte súbita), porém a apatia que se abateu sobre os jogadores titulares fez com que a França, que absolutamente não participou desta negociação, marcasse, em duas falhas simples do time brasileiro, os primeiros gols. "
Imaginamos que não seja tão difícil se coordenar uma partida de futebol para que o Brasil leve 2 gols! Temos que admitir que a seleção brasileira estava muito "sem sal", mesmo! Mas, daí afirmar que tudo foi armado… é preciso muita imaginação!
No mesmo parágrafo, o autor afirma que a França não participou de absolutamente nada! Será que a França foi enganada? Será que ela não teria chance mesmo de ganhar sem trapacear?
Nas ultimas linhas:
"O Sr. Joseph Blatter, novo presidente da Fifa, cidadão franco-suíço, aplaudiu a colaboração da equipe brasileira, uma vez que o campeonato mundial trouxe equilíbrio à França num momento das mais altas taxas de desemprego jamais registradas naquele país…"
O Sr. Joseph Blatter teria parabenizado à toda a equipe brasileira por ter deixado a França ganhar? Quando foi dito isso?
Esse trecho deixa a impressão de que Blatter tenha feito tal pronunciamento em alguma entrevista, coletiva de imprensa, talvez… que tiver tal entrevista, favor mandar pra nós, pois não encontramos em lugar algum.
Mais uma vez, uma prova de que não é preciso se provar nada para se criar um boato eletrônico! Basta apenas colocar umas palavras na boca de algumas pessoas!
"Garantiu, também, ao Sr. Ricardo Teixeira, através de seu tio, João Havelange, que o Brasil teria seu caminho facilitado para o penta-campeonato de 2002. "
Ricardo Teixeira não é sobrinho de João Havelange, mas seu genro, pois é casado com a filha do dirigente. Mas isso é apenas um detalhe!
Mais abaixo, a frase preferida dos hoaxes:
"Passem esta mensagem para o maior número possível de pessoas, para que todos possam conhecer a sujeira que ronda o futebol! "
Quando um e-mail vem com frases semelhantes a essa, é quase certo se tratar de mais boato da web!
Para finalizar, as novas versões possuem algumas linhas a mais, afirmando quem serão os vencedores das próximas Copas:
Itália, em 2010 e Argentina, em 2014.
Como diz o próprio texto, é só aguardar pra ver!
O autor encerra o e-mail com a frase:
"Porque será que o Maradona esta com toda essa euforia??? "
Esse trecho final dá a entender que o ex-jogador argentino, Maradona, estaria a par das tais negociações, por isso, a euforia. Isso entraria em contradição com o parágrafo em que o autor afirma que a França não teria participado de nada. Ou seja, o treinador argentino já sabia de tudo, enquanto que os franceses, necas!
Update: 03 de julho de 2010:
Em versões mais recentes, o texto vem assinado por um suposto funcionário da área de jornalismo, Gunther Schweitzer. André, membro da nossa comunidade no Orkut, mostrou um trecho de uma pesquisa feita em 2006, por George Bernamos – ocasião em que fora feito contato com a Rede Globo de Televisão – via e-mail – e a resposta foi:
Agradecemos a mensagem e o interesse. Realmente, logo após a Copa do Mundo de Futebol de 1998 circulou uma mensagem semelhante, porém sem assinatura. Gunther Schweitzer provavelmente não existe, pois não existe qualquer funcionário da TV Globo que tenha um nome minimamente parecido com este. Desconsidere!
Cordialmente,
Central Globo de Comunicação
Está aberta a polêmica: Será que a Rede Globo se daria o trabalho de esconder a existência de um funcionário (ou ex-funcionário) somente para ajudar a acobertar a conspiração?
Se a Globo estivesse escondendo tais informações, o que ela ganharia com isso?
Deixem seus comentários!