Gravação de documentário quebra todas as canecas um colecionador! Será verdade?
É verdadeiro ou falso o vídeo mostrando o momento em que uma equipe de filmagem destrói todas as canecas de um colecionador? Descubra aqui no E-farsas!
O vídeo surgiu na primeira quinzena de setembro de 2018, tem pouco menos de 30 segundos e mostra um carismático senhor mostrando para uma equipe de filmagem o resultado de décadas de uma coleção particular de canecas. De repente, o microfone dos documentaristas enrosca no ventilador de teto do local, derrubando toda a preciosa coleção do homem!
Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?
Verdadeiro ou falso?
Apesar do vídeo ser bastante compartilhado nos grupos do WhatsApp em setembro de 2018, encontramos publicações dessas mesmas cenas em postagens de 2009 no YouTube.
Uma análise rápida nas reações dos participantes desse “acidente” e já podemos perceber que tudo parece ter sido muito bem ensaiado. As caras e bocas, tanto do “colecionador” quanto do “operador de áudio” mostram que eles são atores cômicos.
Além disso, os enquadramentos também mostram que tudo havia sido combinado…
Mais uma coisa que chama a atenção é que a suposta coleção tem poucas variações. O trabalho de décadas resumido a canecas tão parecidas umas com as outras não parece ser muito verossímil:
Para efeitos de comparação, dá só uma olhada na maior coleção de canecas do mundo (que, por sinal, é de um brasileiro):
Origem do vídeo
Sem maiores enrolações, vamos revelar a origem desse vídeo que fez bastante sucesso no WhatsApp. Graças à ajuda do jornalista Riomar Bruno, descobrimos que o filme é parte de uma propaganda de 2009, feita para uma rede de fast food da África do Sul.
O comercial completo é esse:
Alguém retirou os segundos finais do comercial para ocultar a origem do vídeo e fazer com que as cenas ficassem mais críveis.
O comercial foi dirigido por Trevor Clarence, pela agência sul africana Terraplane e a ideia era a de divulgar uma promoção que dava uma caneca de plástico para os clientes que comprassem determinado produto do menu.
Conclusão
O vídeo mostrando a destruição de uma coleção de canecas durante a gravação de um documentário é falso! Ele é um trecho de uma propaganda sul africana de 2009!