Connect with us

E-farsas

O grupo “Mulheres unidas contra Bolsonaro” é o da antiga Gina Indelicada?

Falso

O grupo “Mulheres unidas contra Bolsonaro” é o da antiga Gina Indelicada?

O grupo “Mulheres unidas contra Bolsonaro” é o da antiga Gina Indelicada?

É verdade que o grupo “Mulheres unidas contra Bolsonaro” é a antiga página Gina Indelicada que foi comprada para se aproveitar os membros ativos?

A notícia surgiu nas redes sociais no final da primeira quinzena de setembro de 2018 e levanta a hipótese de uma falcatrua envolvendo o grupo “Mulheres unidas contra Bolsonaro” no Facebook.

De acordo com o texto, o grupo que já conta com mais de um 1,5 milhão e de membros (e que não aceita eleitores de Jair Bolsonaro) teria juntado tanta gente porque teria comprado a página Gina Indelicada para aproveitar os membros já cadastrados!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Grupo teria comprado página antiga para aproveitar os membros! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O grupo “Mulheres unidas contra Bolsonaro” foi criado no final de agosto de 2018 e, na ocasião, uma das criadoras gravou um vídeo explicando as intenções do projeto. Na época da gravação do vídeo, o grupo tinha somente 6 membros:

 

Alguns prints tirados no dia 13 de setembro de 2018 mostram que o grupo foi criado “há duas semanas“, o que já desmonta a teoria sobre isso ter sido o resultado da compra de uma página criada há tempos. Em resposta ao site Buzzfeed, o Facebook explicou que mesmo mas que um grupo mude de nome, a data de sua criação continua intacta.

Algumas afirmações espalhadas nas redes sociais são tão desencontradas que tem gente misturando a página Gina Indelicada (que atualmente tem mais de 7 milhões de fãs) com o grupo, sendo que são duas coisas totalmente diferentes. Para acompanhar uma página, basta apenas clicar em “curtir”, já no caso do grupo fechado, é preciso solicitar a entrada (ou, nesse grupo das mulheres contra Bolsonaro, é possível entrar através de convites recebidos de outros membros).

O Buzzfeed também separou algumas postagens feitas no Twitter de usuários que ajudaram a espalhar essa fake news:

Reprodução/Buzzfeed

A página Gina Indelicada (e o grupo homônimo) existem desde 2012 e o criador da personagem já se manifestou na web desmentindo essa história de que teria vendido a página para o grupo das mulheres unidas contra Bolsonaro.

Aqui, podemos ver um esclarecimento feito no grupo Gina Indelicada (que continua ativo):

O grupo Gina Sincera (e suas várias cópias) ainda continuam existindo no Facebook!Acolhendo a sugestão do nosso leitor Marcos, deixamos a seguir mais uma prova de que o grupo não existia antes de agosto de 2018. Uma busca no site WebArchive, que arquiva versões de praticamente todas as páginas da internet, mostra que não há nenhuma versão arquivada do grupo Mulheres unidas contra Bolsonaro antes de setembro de 2018!

Como podemos ver no print abaixo, o Wayback Machine tem apenas 3 snapshots (3 “fotografias”) do endereço do referido grupo e isso já é prova suficiente de que antes disso o grupo não existia:

Conclusão

O grupo “Mulheres unidas contra Bolsonaro” foi criado no dia 30 de agosto de 2018 e não foi comprado do criador da página Gina Indelicada ou do Gina Sincera!

Obs: Removemos o trecho sobre o envolvimento do astrólogo Olavo de Carvalho no desmentido dessa história, mas descobrimos posteriormente que todos os perfis citados eram falsos!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top