Uma música feita por cubanos nos EUA sobre Bolsonaro está bombando na Flórida?
Será que a música “Bota o Mito”, em homenagem a Jair Bolsonaro, foi feita por artistas cubanos nos Estados Unidos e está bombando na Flórida?
O vídeo ganhou força nos compartilhamentos na segunda semana de outubro de 2018, logo após a confirmação da disputa entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad para o segundo turno nas eleições presidenciais de 2018.
Nele podemos ver um clipe musical mostrando uma formação rochosa se transformando um gigante de pedra, se levantando, no Rio de Janeiro, ao som de uma música que fala sobre Jair Bolsonaro. O texto que acompanha o vídeo espalhado através de grupos do WhatsApp afirma que a canção já estaria circulando em todo o planeta e que teria sido gravado por artistas cubanos que vivem nos Estados Unidos.
Toda a produção teria sido feita de graça para o candidato e, segundo o texto, foi feita de graça!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Assista ao clipe e veja o que descobrimos a respeito:
Verdade ou mentira?
A primeira coisa que chama a atenção nessa história é o clipe. Sim, é um vídeo bem feito, com muita computação gráfica e que deve ter dado um trabalhão (e gastado muita grana) para quem o produziu. É que, na verdade, as imagens mostradas são de um comercial do whisky Johnnie Walker, feito em 2011:
Tá! O clipe é falso, mas e a música?
Não faz muito sentido um grupo de artistas cubanos (sem nome) que vivem nos Estados Unidos ter feito uma produção dessas para um brasileiro, o que torna tudo ainda mais estranho…
Fizemos uma busca em sites norte-americanos para saber se essa canção está mesmo bombando na Flórida e não encontramos nada! Na prestigiada Billboard, referência em músicas no mundo todo e especializada em listas das mais tocadas nos Estados Unidos, não há nada a respeito da “Música do Mito” (nem se buscarmos apenas por “sucessos latinos”).
Se a canção tivesse mesmo fazendo sucesso na Flórida, certamente estaria na Billboard…
Também tentamos achar essa música no Spotify e encontramos outras músicas (contra e a favor do “mito”), menos aquela:
A verdade mesmo é que a música se chama “O Mito Chegou”, como finalmente encontramos no Spotify:
O autor dessa canção é o venezuelano El Veneco. No vídeo a seguir, Veneco explica que já mora no Brasil há 25 anos:
Aqui, nessa publicação feita no Facebook, ele brinca com a notícia de que essa música teria sido feita por cubanos e que a compôs em 2016:
A MUSICA O MITO CHEGOU É ESCRITA POR UN VENEZOLANO COM SANGUE DE AMAZONENSE E SEU FILHO VIU KKK!!FIZ ESTA MUSICA A 1…
Posted by Esteban Benjamin Correa Dominguez on Sunday, September 2, 2018
Conclusão
A música espalhada no WhatsApp como sendo uma produção cubana foi feita por um fã venezuelano de Bolsonaro que mora há mais de 25 anos em Manaus. O clipe de um gigante de pedra levantando no Rio de Janeiro foi surrupiado de um comercial de whisky!