O PT está escondendo uma foto de Haddad ao lado de Maduro?
É verdade que o Partido dos Trabalhadores está tentando a todo custo apagar uma foto onde Fernando Haddad aparece apertando a mão do presidente da Venezuela Nicolás Maduro?
A foto surgiu nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2018, e mostra o candidato Fernando Haddad apertando a mão do presidente da Venezuela Nicolás Maduro. De acordo com o texto que acompanha a imagem, que já teve milhares de compartilhamentos no Facebook, o Partido dos Trabalhadores estaria tentando apagar da internet essa foto da internet, pois não quer que o seu candidato seja visto ao lado de Maduro.
Será que essa foto é real? Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
A imagem é falsa!
A foto original é de março de 2013, quando o então vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro se encontrou com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, durante o funeral de Hugo Chávez, na Academia Militar de Caracas.
Compare abaixo a original com a montagem:
Uma busca no Google mostra que a montagem foi bastante compartilhada principalmente no Twitter:
O PT se distancia de Maduro
Apesar da imagem ser falsa, o Partido dos Trabalhadores vem tentando mudar a sua posição em relação à Nicolás Maduro à frente do Governo da Venezuela. Conforme reportagem feita pelo Portal R7, o Partido dos Trabalhadores removeu de seu site duas notas oficiais em que o partido manifestava apoio ao governo de Maduro.
Em nota ao R7, a assessoria de imprensa do candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, disse que apenas retiraram os links que davam acesso aos textos:
“[…] o assunto não é tema da campanha e sim do partido, que, por sua vez afirmou ter bloqueado o acesso ao link por conta de mensagens de WhatsApp que estariam utilizando o comunicado como pretexto para distorcer a posição do PT sobre a Venezuela e disseminar notícias falsas.”
O Partido dos Trabalhadores ainda afirmou que apesar de os links não funcionarem mais, as notas ainda estão no site e que foram apenas bloqueadas.
“As notas continuam no ar e estudamos maneiras de colocá-las de volta no site, pois não nos interessa manter [o texto] bloqueado”, completa a nota do PT ao Portal R7.
Conclusão
Apesar do PT ter apagado os links de notas em apoio ao governo de Nicolás Maduro em seu site, a foto mostrando Haddad ao lado do presidente da Venezuela é falsa!